CUIDADOS

Alimentação no inverno requer atenção

26 Maio 2017 15:57:39

Temporada aumenta doenças como resfriado, gripe, rinite e sinusite. Por isso a importância em manter uma dieta equilibrada

Adriana Souza
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Com a chegada dos dias frios é preciso reforçar a atenção com os alimentos que são ingeridos, pois é nesta época que o corpo fica mais propenso a resfriado, gripe, rinite e sinusite.  A nutricionista Priscilla Salgado Santos Lima, comenta que a boa alimentação é fundamental para o funcionamento do sistema imunológico. 

"Nos dias mais frios a tendência é ingerir menos água, comer poucas frutas e salada, prejudicando a hidratação e a quantidade de nutrientes. Prefira os alimentos da época, alimentos frescos como as frutas cítricas laranja, limão, ponkan. Não abandone as saladas e legumes refogados ou cozidos no vapor", indica.
Priscilla fala que não há diferenças significativas com relação a reação do corpo no inverno ou verão. "Com o frio nosso corpo gasta mais calorias para manter a temperatura corporal, por outro lado a tendência é diminuir a atividade física. Então vale a recomendação boa alimentação, hidratação e atividade física para manter a saúde e disposição", explica.
Outra questão é de que no inverno, a tendência é ingerir mais alimentos quentes. "Isso é natural, podemos tirar proveito dela consumindo chá de ervas, chá verde, sopas nas receitas menos calóricas, legumes refogados ou cozidos e o pinhão, abundante em nossa região e rico em nutrientes. O segredo está na quantidade", indica.
Sobre as questões a observar nesta época, a nutricionista ressalta "mantenha a hidratação, consuma alimentos frescos e da época e procure alternativas para os alimentos mais calóricos", finaliza. 


Dicas de alimentação para seguir no inverno 

1- Beba água! 
2- Friozinho e sopa é uma ótima combinação. 
3- Troque o chocolate quente tradicional pela versão light com leite desnatado e achocolatado light. 
4- Substitua os doces com chantilly, creme de leite e leite condensado por doces a base de frutas. 
5- As massas com molhos brancos ou muito elaborados se tornam muito calóricas, portanto prefira massas com molho simples de tomate ou a bolonhesa. 
6- O consumo de saladas no frio é bem menor pelas pessoas, mas o grupo das verduras e legumes são essenciais para o bom funcionamento do organismo. 
7- Consuma frutas todos os dias, sempre que possível opte por aquelas que contém vitamina C (laranja, limão, acerola, tangerina, morango, etc.), pois de acordo com alguns estudos esta vitamina diminui o tempo de cura em gripes e resfriados.
8- Fracione sua alimentação, faça de 5 a 6 refeições por dia, não pule refeições, estabeleça horários, assim não irá extrapolar na próxima refeição e não sentirá fome durante o dia.
9- Alimentos ricos em fibras proporcionam uma sensação de saciedade maior.
10- Coma devagar e em ambientes tranquilos assim sentirá quando estiver satisfeito. 
Fonte: Mais equilíbrio

 

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