DEBATE SOBRE O TEMA

Angiolife realiza 1º Simpósio de Tratamento e Prevenção de Feridas

24 Outubro 2017 15:46:11

Encontro oportunizou aos profissionais de saúde discutir sobre tendências e novidades no setor

Adriana Souza
IMG_6160.JPG
Foto: Adriana Souza
O médico Cristiano menciona sobre a responsabilidade social em se debater ações entre os profissionais da área

Com o objetivo de promover cada vez mais a eficiência nos tratamentos, e debater o assunto entre os profissionais da área, a Angiolife Saúde Vascular realizou o 1º Simpósio de Prevenção e Tratamento de Feridas. O evento aconteceu na tarde de sexta-feira (20), no Hotel Sollievo e reuniu profissionais de Irati e região.

O médico Cristiano Teixeira Barbosa Pinto e responsável pela Angiolife Saúde Vascular, comenta que o evento teve como foco expor sobre a implantação desse novo projeto de tratamento e prevenção de feridas.

“Precisamos não apenas falar sobre o projeto, mas mostrar o que é uma ferida, quais são os fatores que influenciam nessa cicatrização, quais são os profissionais que ajudam nesse processo de recuperação e como podemos fazer para que essa equipe trabalhe em conjunto para termos melhores resultados”, afirma Barbosa Pinto.

O médico Adriano Mehl, que tem uma ampla atuação no tratamento de feridas agudas e crônicas, falou sobre questões relevantes ligadas ao tema, desde a importância do conhecimento até a correta classificação de uma ferida.

“A ferida apenas te mostra o que está exposto, mas há algo que não está visível, que é o paciente portador de uma lesão – que muitas vezes é uma pessoa com diabete, hipertensão, tabagista. É uma situação endêmica com o registro de milhões de pessoas que estão dentro de um sistema que propriamente não consegue fazer esse gerenciamento”, relata Mehl.

Isso por que, segundo o especialista, como não existe um protocolo os dados estatísticos ficam perdidos. “Então não se sabe se esse paciente melhorou ou piorou, ou se teve uma nova infecção. Há um caso que foi aqui relatado de uma pessoa que teve uma ferida por 50 anos, a pessoa se tornou escrava dessa lesão”, comenta Mehl.

Durante o Simpósio foi explanado sobre diversas situações e conhecimentos teóricos e práticos na área. “Há uma carência muito grande de registros nessa área, o que dificulta uma padronização e mesmo destinação de recursos para o tratamento adequado da situação”, diz Barbosa Pinto.

Ele menciona que em torno de 60% das causas de feridas em membros inferiores tem causas vasculares. “Nesse sentido a Angiolife vem investindo em novos serviços no tratamento de feridas, com protocolo de produtos, e profissionais especializados. Com isso temos visto a necessidade e responsabilidade social de expandir esses conhecimentos da marca Angiolife com a sociedade, e também demais profissionais da saúde”, afirma Barbosa Pinto.

PROGRAMAÇÃO

A agenda de palestras contou com assuntos relacionados com o tratamento e prevenção de feridas. Entre eles:  o médico Adriano Mehl falando sobre “A importância do conhecimento e da correta classificação de uma ferida”; a fisioterapeuta Rhayíne Lunara Sultane que abordou “O controle do edema e da reabilitação dos pacientes portadores de lesões”; Giordano Poletto – que tem experiência de 10 anos na implementação de ambulatórios públicos para tratamento de feridas, que tratou da “Dimensão do impacto socieconômico na estrutura familiar e no SUS”; o palestrante motivacional de renome nacional Norbeto Rotter que ministrou o assunto “O poder de uma equipe: dicas de como desenvolver a equipe 100%”; e médico Cristiano Teixeira Barbosa Pinto explanou sobre o tema “Conheça a Angiolife Saúde Vascular e o projeto de parceria para o tratamento de lesões” – o assunto teve a participação do médico Adriano Mehl.

Além das palestras, o público também pode conhecer produtos e serviços prestados por empresas da área de tratamento de feridas.

IMG_6165.JPG

 

Imagens

IMG_6160.JPG
IMG_6165.JPG
capa site1.jpg

Jornal Folha de Irati Rua da Liberdade, 740 Centro, Irati - Paraná,
fone: (42) 3423-2169 e 3423-1588
https://www.facebook.com/FolhaDeIrati

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Santa Chiara Comunicação