SAÚDE DO HOMEM

Novembro é o mês mundial de combate ao câncer de próstata

04 Novembro 2016 14:46:09

No Paraná, são estimados 5.260 casos para 2016

Agência de Notícias
unnamed.jpg

A Secretaria estadual da Saúde lança o Novembro Azul, campanha mundial que tem o objetivo de combater o câncer de próstata, o segundo tipo mais incidente em homens no mundo, atrás apenas do câncer de pulmão. No Brasil, ele é o câncer de maior incidência no sexo masculino. São, em média, 61 mil novos casos por ano no país. No Paraná, são estimados 5.260 casos para 2016. 

"A única forma de aumentar a possibilidade de cura é o diagnóstico precoce da doença. Por isso, aproveitamos o mês de novembro para incentivar os homens a procurar uma Unidade de Saúde", ressalta o coordenador do Programa Estadual de Saúde do Homem, Rubens Bendlin. 

Ele explica que, caso essa consulta resulte em um diagnóstico que confirme as suspeitas clínicas, o paciente será encaminhado para a realização dos exames de toque retal e PSA (Antígeno Prostático Específico). É importante lembrar que o SUS oferece esse serviço gratuitamente durante o ano todo. 

VISITA ANUAL 
Bendlin também lembra que homens com mais de 50 anos devem fazer uma visita anual ao médico. Se apresentarem fatores de risco, como histórico familiar de câncer de próstata, obesidade, alimentação inadequada, tabagismo, uso abusivo de álcool ou sedentarismo, essas consultas devem ocorrer a partir dos 45 anos. 

"No início, dificilmente existem sintomas. Quando os sinais começam a aparecer, a doença já está em fase avançada, dificultando a cura", diz o coordenador. Na fase avançada, a doença pode ocasionar jato fraco de urina, vontade frequente e dor para urinar, sangue na urina ou no sêmen, e dor óssea. 

No Paraná, em 2015, foram registrados 932 óbitos pela doença. Neste ano, já são 668 mortes contabilizadas. Para se prevenir, além das consultas periódicas, recomenda-se ter uma alimentação saudável, praticar atividades físicas e manter um bom estado psicológico. 

MATERIAIS 
As instituições interessadas em reproduzir a campanha, podem solicitar folhetos e cartazes a partir da próxima segunda-feira (7). O material deve ser previamente reservado pelos telefones (41) 3330 4423/4424 e retirados no prédio central da Secretaria Estadual da Saúde (Rua Piquiri, 170, Rebouças _ Curitiba), em horário comercial. A versão digital poderá ser acessada pelo link: http://www.saude.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=3168.

BOX

SINAIS E SINTOMAS
O câncer de próstata em estágio inicial geralmente não causa sintomas, enquanto em estágio avançado pode causar alguns, por exemplo: 

Micção frequente.
Fluxo urinário fraco ou interrompido.
Impotência.
Vontade de urinar frequentemente à noite.
Sangue no líquido seminal.
Dor ou ardor durante a micção.
Fraqueza ou dormência nas pernas ou pés.
Perda do controle da bexiga ou intestino devido a pressão do tumor sobre a medula espinhal. 

Se a doença se disseminou, o homem pode apresentar sintomas como dor nas costas, quadris, coxas, ombros ou outros ossos.

Mas doenças benignas da próstata, como hiperplasia prostática também causam os mesmos sintomas. Dessa forma, é importante manter o médico informado sobre qualquer um desses sintomas para que a causa seja diagnosticada e tratada de imediato.

DADOS
O câncer de próstata ocorre principalmente em homens mais velhos. Cerca de 6 em cada 10 casos são diagnosticados em homens com mais de 65 anos, sendo raro antes dos 40 anos. A média de idade no momento do diagnóstico é de cerca de 66 anos.

O câncer de próstata é a segunda principal causa de morte por câncer em homens, seguido apenas pelo câncer de pulmão. Cerca de 1 homem em 36 morrerá de câncer de próstata.

O câncer de próstata pode ser uma doença grave, mas a maioria dos homens diagnosticados com a doença, não morrem por causa dela.


 

capa site1.jpg

Jornal Folha de Irati Rua da Liberdade, 740 Centro, Irati - Paraná,
fone: (42) 3423-2169 e 3423-1588
https://www.facebook.com/FolhaDeIrati

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Santa Chiara Comunicação