CORRENTE DO BEM

Santa Casa lança campanha para arrecadar brinquedos

03 Março 2017 14:30:45

A brinquedoteca proporciona momentos de descontração aos pacientes infantis

Bárbara Gardin
brinquedoteca.JPG
Foto: Sara Sarraff
Legenda: Espaço destinado para a recreação dos pequenos recebeu adequações

A Santa Casa de Irati lançou uma campanha para continuar levando mais sorrisos aos seus pacientes infantis. A brinquedoteca hospitalar, espaço que é lei para todo hospital que possui pediatria, tem o objetivo de tornar o ambiente mais alegre, proporcionando melhores condições para recuperação das crianças.

Neste espaço, através de atividades recreativas, elas deixam um pouco de lado a realidade, e viajam pelo mundo da diversão. O setor de pediatria da Santa Casa, já possui uma sala especializada para a recreação, porém, por conta das reformas e adaptações, o espaço precisou ser readequado.

Segundo a enfermeira responsável pelo setor, Salete Vieira de Melo, os brinquedos também precisam ser renovados, pois estão no hospital há bastante tempo. “Nossos brinquedos estavam muitos velhos, e por conta de recomendações e do novo espaço, foi decidido lançar a campanha para arrecadar novos”, comenta.

Ela ressalta que as atividades desenvolvidas neste espaço proporcionam aos pequenos pacientes, momentos de alegria e apoio na educação. “Quando eles estão hospitalizados eles não frequentam a escola, e através da pedagoga e da nossa terapeuta ocupacional, que é pedagoga também, as crianças recebem um apoio no conhecimento que eles já têm, através de pinturas, jogos didáticos, entre outros”.

Na prática, os pacientes que não estão em isolamento, podem desfrutar da sala, que é muito atraente aos olhos dos pequenos. Com desenhos nas paredes, o espaço também possui televisão, mesinhas com cadeiras, e joguinhos. As mães podem acompanhar os filhos durante a diversão.

Para a psicóloga da Santa Casa, que também é uma das responsáveis pelo projeto, Flaviana Pontes e Silva Gaioto, esse espaço lúdico auxilia no tratamento dos pacientes, e também na interação com as demais crianças que possuem outros problemas de saúde. Além disso, os responsáveis dos pequenos também aprendem a lidar com a situação.

“Além da troca de informações com os colegas, este espaço também proporciona aos pais dos pacientes, um auxílio para ajudar as crianças a passar por esse momento difícil de estar hospitalizado. É fundamental para amenizar essa dor”, enfatiza.

DOAÇÕES
Para este projeto continuar proporcionando essas pequenas alegrias aos pacientes, a Santa Casa pede, através da campanha, doações de brinquedos novos e seminovos educativos, e que possam ser higienizados com frequência, como por exemplo, jogos pedagógicos, jogo da memória, quebra-cabeça, fantoches, alfabeto móvel, blocos lógicos, entre outros. Os livros com histórias infantis também são muito utilizados.

As doações podem ser deixadas na recepção da Santa Casa de Irati, situada na rua Zeferino Bittencourt, 1111, centro.

BrinquedotecaLOGO.jpg

capa site1.jpg

Jornal Folha de Irati Rua da Liberdade, 740 Centro, Irati - Paraná,
fone: (42) 3423-2169 e 3423-1588
https://www.facebook.com/FolhaDeIrati

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Santa Chiara Comunicação