IRATI

Airton Trento assume presidência do Sindicato do Comércio e Varejista

27 Fevereiro 2018 15:44:52

Assinatura do contrato é nesta terça-feira (27), nas dependências do SENAI, às 9 horas

Jaqueline Lopes
airton.jpg
Foto: Divulgação
Airton Trento assume presidência do Sindicato do Comércio

O advogado e empresário, Airton José Trento, assume nesta terça-feira (27), a presidência do Sindicato do Comércio e Varejista de Irati (SINDIRATI). A assinatura oficial será feita nas dependências do Senai, às 9 horas, junto com os demais membros da nova diretoria, que deve iniciar os trabalhos já nesta semana. 

Trento é natural de Irati, e é formado em direito pela PUC-PR, administração de empresas pela UNICEMP, ciências contábeis pela UNICENTRO e pós-graduado em direito do trabalho pela Facinter. Atua desde 1978 na área do comércio, já foi duas vezes presidente da Associação Comercial e Empresarial de Irati (Aciai), e hoje é diretor do departamento jurídico, e é atualmente tesoureiro da OAB-PR, em Irati. 

O advogado explica que deseja fazer algumas mudanças, para modernizar a forma como o sindicato trabalha. “O que eu pretendo é rever algumas mudanças, tentar conversas com os funcionários para ver o que a gente pode modernizar nesse caminho. Sem coisas desnecessárias, focar em arquivos digitais, que economiza tempo. Eu vejo uma conversa inicial com as pessoas que integram o sindicato”, comenta. 

Trento ainda explica que pretende identificar as dificuldades que as empresas passam para assim achar um meio de colaborar com os comerciantes. “As necessidades de muitas empresas são as mesmas, então, não pretendo mexer com política, mas encontrar um meio que o trabalho da prefeitura, dos vereadores alcance beneficamente a empresa. Às vezes uma medida política incorreta ela atrapalha e acaba desestimulando uma empresa. Existem muitas promessas que se dizem colaborar, mas não acontece na pratica”, disse. 

Ele ainda ressalta que já tem planos para melhorar o trabalho do sindicato para as empresas. “Temos que identificar as dificuldades, trocar uma ideia e ver o que pode ser feito. Temos a ideia de dar assistência jurídica para os empresários, que hoje não tem. Deveria ter, a ideia é essa. Busco esse entendimento para implantar”, observa. 

Outra alternativa que o empresário busca é colocar em pauta assuntos que já foram esquecidos. “A expectativa não é tirar o serviço de outros sindicatos ou associações, é tentar algo novo. Como o sentido de algumas ruas, por exemplo, que não agrada muitos usuários. De repente implantar a mão dupla da rua Trajano Grácia, colocar em pauta esses assuntos para o comércio. Urbanizar as ruas com semáforos, placas, entre outros”, explica. 

Ele comenta que espera conquistar muitas coisas boas para os comerciantes e para o SINDIRATI. “Temos muitas ideias, vamos ver o que nos espera. Espero também fazer um trabalho para conquistar isso. Não sei o que me espera, vamos começar a trabalhar. Já nessa semana, vou começar a conhecer a equipe da Fecomércio, e começar os compromissos e o nosso diálogo de ideias”, finaliza Trento. 

Maior desafio
Para o empresário o maior desafio será aumentar o número de sindicalizados, devido a mudança na Lei. “Acredito que o maior desafio é no sindicato não é obrigatório filiar, também trazer mais pessoas através da prestação de serviços. Vejo que no final do ano vamos tentar alguma coisa, por enquanto a gente vai trabalhar com pouco recurso, só com o que viria do aluguel, que está em atraso desde novembro. Com a alteração, não só o patronal com o dos empregados, não é obrigado a contribuir mais”, comenta Trento. 

Benefícios
O advogado ainda explica que são muitos os benefícios para os associados e quem se sindicalizar, que irão ajudar em qualquer momento. “Qualquer problema que a pessoa tenha, dificuldades, assessoria, já não é problema de uma pessoa, podemos ajudar. Vejo na área de administração, contabilidade e direito, que temos uma gama maior de informação que o associado em si. Por exemplo, uma micro ou pequena empresa que não possua departamento jurídico, ela não precise desembolsar um valor altíssimo neste setor. O sindicato seria a porta mais próxima. Então, eu vejo que o sindicato, nessa atuação, teria uma vantagem, porque sabendo do problema local, pode dar uma solução para todo o contexto”, explica. 

Ele explica que o sindicato pode verificar situações que o comerciante pode enfrentar, mas com a orientação correta o comerciante pode entender melhor como lidar com o fato. “São inúmeros os problemas das empresas, desde um ICMS na luz de energia, algo abusivo, dupla cobrança. Uma cláusula pequena que possamos retirar traz um grande alivio para as empresas”, explica. 

Para ele, a nova Lei trabalhista está mais flexível, e o sindicato pode ajudar o associado a se ajustar na legislação. “Não vejo isso de retirara de uma convenção coletiva para trazer um prejuízo para o colaborador dessas empresas. Simplesmente para deixar a coisa mais flexível. Hoje a legislação trabalhista está trazendo essa flexibilidade, temos que adotar alguma coisa que seja no espirito da lei trabalhista, para tentar fomentar o desenvolvimento empresarial e automaticamente o crescimento da geração de emprego”, observa.

Diretoria SINDIRATI 
Presidente: Airton José Trento
Vice-presidente: Rogério Vosnika
Secretária: Nair Novak Spaki
Tesoureiro: Marcos Rogério Griczinski

Suplentes de Diretoria                                          Conselho Fiscal
Rogério Luis Kuhn                                                  Rafael Bora da Cruz
Bernadete Littieri                                                   Suplentes do Conselho Fiscal
Vera Luiza Trento                                                   Adnam Yuossef Redá
Oscar Luiz Muchau                                                José Carlos Ivasko

Representantes junto à Federação do Comércio
Efetivos: Rogério Vosnika                             Suplentes:  Nair Novak Spaki
Airton José Trento              Oscar Luiz Muchau

Imagens

airton.jpg
capa site1.jpg

Jornal Folha de Irati Rua da Liberdade, 740 Centro, Irati - Paraná,
fone: (42) 3423-2169 e 3423-1588
https://www.facebook.com/FolhaDeIrati

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Santa Chiara Comunicação