INOVAÇÃO

Alunos do Colégio Sesi de Irati conquistam segundo lugar de prêmio estadual

14 Novembro 2017 14:58:45

O projeto foi classificado no ‘Minha Ideia de Negócio’ da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)

Vinícius Batista
colegio sesi.jpg
Foto: Divulgação
Intenção é que projeto selecionado seja posto em prática

Após ter sido campeão da Primeira Feira de Empreendedorismo e Inovação de Irati, na categoria Ensino Médio, o projeto SOS CODE, de estudantes do Colégio Sesi de Irati conquistou o segundo lugar do prêmio ‘Minha Ideia de Negócio’ da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), em parceria com a Júnior Achievement. A cerimônia de escolha e premiação dos projetos aconteceu no Campus da Indústria em Curitiba, na última sexta-feira (10).

O projeto, que surgiu na disciplina de Ciências Aplicadas, foi elaborado pelas estudantes Andressa Bufoliski, Janayna Basniak, Eduarda Caroline Cordeiro e Nathalie Keller, além do aluno Nicolas Hurpia, todos do 3º ano do Ensino Médio. Foram aproximadamente 1300 projetos inscritos de todos os colégios Sesi do estado para concorrer ao prêmio. Após várias etapas como a elaboração de um Canvas, onde constaram todos os custos e aplicação do projeto e também um Pitch de negócio, com a produção de um vídeo sobre o SOS CODE, foi que ele chegou a fase final para concorrer com outros 4 projetos e conquistar a segunda colocação.

O PROJETO

O SOS CODE é um site, onde são cadastradas diversas informações sobre um paciente, como se é doador de órgãos, alérgico, se já fez cirurgia ou não, tipo sanguíneo, se é portador de alguma doença, além dos dados pessoais. Após a elaboração desse prontuário, é gerado um código numérico, que pode estar em um cartão, uma folha de papel ou até em um pingente de corrente. A ideia já foi patenteada para garantir todos os direitos aos autores.

Segundo Fabiana Menom Trento, professora da disciplina de Ciências Aplicadas, o projeto surgiu no final da oficina “Olhos de Tigre”, onde a tarefa era criar um projeto ligado ao empreendedorismo, após a criação dos projetos foi lançado o concurso “Minha ideia de negócio” e o SOS CODE encaixava-se com a temática do prêmio. “Estamos muito felizes com esta conquista, pois conseguimos levar a teoria da sala para a prática. Outra questão é de que o projeto é um fruto de uma disciplina que existe há apenas três anos no colégio, ela está cumprindo com o seu papel que é de aplicar as ciências no cotidiano”, conta.

Para Andressa Bufoliski, uma das integrantes do projeto, a conquista do segundo lugar foi muito importante. “Ficamos satisfeitos pela segunda colocação, todo o nosso trabalho em equipe foi premiado, agora estamos em busca de parceiros e investidores para executarmos o SOS CODE, temos todo os levantamentos de custo e a aplicabilidade do projeto para que ele saia do papel”, relata.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Imagens

colegio sesi.jpg
capa site1.jpg

Jornal Folha de Irati Rua da Liberdade, 740 Centro, Irati - Paraná,
fone: (42) 3423-2169 e 3423-1588
https://www.facebook.com/FolhaDeIrati

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Folha de Irati