SUPERAÇÃO

Atleta iratiense é campeã brasileira das Paralimpíadas Escolares

05 Dezembro 2017 10:56:34

A estudante Eduarda Aparecida Gonçalves, de 12 anos, conquistou o primeiro lugar na prova de atletismo e o vice no lançamento de pelota

Vinícius Batista
IMG_8329.JPG
Foto: Vinícius Batista
Eduarda e o professor de Educação Física, Éliton Cândido, que é responsável pelo treinamento da atleta

A jovem iratiense Eduarda Aparecida Gonçalves, 12, foi campeã brasileira das Paralímpiadas Escolares. A estudante venceu a prova de atletismo 100 metros T-35 e ainda foi vice-campeã na modalidade de lançamento da pelota. As competições ocorreram no Centro Paralímpico, em São Paulo. Atletas de todos os estados brasileiros com idades de 12 a 17 anos participaram da competição, que ocorreu entre os dias 21 e 24 de novembro.

A atleta foi recebida com uma carreata e pode desfilar no caminhão do Corpo de Bombeiros, no último sábado (25), em Irati. Eduarda possui uma deficiência motora que dificulta o movimento de suas pernas, ela é estudante do Colégio Antônio Xavier da Silveira e era a atleta mais jovem da competição. Com apenas 12 anos e em sua primeira participação, já garantiu o título nacional. Devido a sua idade, a jovem não pode participar do campeonato sul-americano, que permite apenas atletas de 14 anos ou mais.

Eduarda foi campeã de todas as fases anteriores no lançamento de pelota e conta que o esporte já faz parte da sua vida. “Tenho mais dois irmãos que são campeões paranaenses paraolímpicos dos Jogos Escolares. Além das conquistas, o esporte colabora com muitas coisas na minha vida, só tenho a agradecer a todos, sonho em seguir no esporte e conquistar mais títulos”, diz.

O professor de Educação Física e treinador da atleta, Éliton Cândido, comenta que o Colégio é um dos poucos da região a ter alunos paraolímpicos e um projeto de treinamento e incentivo para eles. “É um estímulo para nós, a vitória não é só dela, é do Colégio e também dos deficientes físicos. Estas pessoas têm suas limitações, mas muito mais que isso, elas têm méritos e a cada dia têm se superado, conquistando seus objetivos e vencendo seus limites”, relata.

Cândido também cita que o projeto com atletas paraolímpicos existe há cinco anos e os treinamentos são realizados com a ajuda de mais dois professores de Educação Física. “Nós realizamos os treinos em nossas horas vagas, quando não estamos em aula é que dispomos do nosso tempo para treiná-los”.

“É um estímulo para nós, a vitória não é só dela, é do Colégio e também dos deficientes físicos. Estas pessoas têm suas limitações, mas muito mais que isso, elas têm méritos e a cada dia têm se superado, conquistando seus objetivos e vencendo seus limites”, relata Éliton Cândido.

 

 

Imagens

IMG_8329.JPG
capa site1.jpg

Jornal Folha de Irati Rua da Liberdade, 740 Centro, Irati - Paraná,
fone: (42) 3423-2169 e 3423-1588
https://www.facebook.com/FolhaDeIrati

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Folha de Irati