PROTESTO

Ato ‘O silêncio mata’ marca Dia Internacional da Mulher em Irati

09 Março 2018 14:06:00

Iniciativa ocorreu no centro da cidade

Bárbara Gardin
IMG_4928.JPG
Foto: Jaqueline Lopes

Nesta quinta-feira (08), Dia Internacional da Mulher, um ato de protesto marcou a data no município de Irati. ‘O silêncio mata’ reuniu mulheres de todas as idades, na rua Doutor Munhoz da Rocha. Com cartazes, faixas e palavras de ordem, o grupo protestou em repúdio a atitudes de violência, preconceito e desigualdade.

Segundo Amanda Bastos Maciel, uma das organizadoras do evento, atos como esse já vem sendo realizados através da internet. “A ideia desse evento hoje é mostrar a nossa voz, nossa cara, luta e conquistas. Por isso, trouxemos para a principal rua da cidade todas essas mulheres. Também para mostrar que não estamos só na internet”, disse.

 O grupo se concentrou na esquina da Rua Dr. Munhoz da Rocha esquina com a XV de Novembro e realizou uma caminhada até outro ponto da via. Para Raíssa Negroni, uma das ativistas do ato, o evento é fundamental para quebrar silêncios.

“Esse ato foi pensando através da Rede de Enfrentamento da Assistência Social, onde trabalhamos esse processo colaborativo, onde todas pudessem se unir, dar voz uma as outras e quebrar ciclos de silenciamento que as mulheres vêm sofrendo”, comentou.

De acordo com pesquisa dos organizadores, a Oitava Companhia Independente da Polícia Militar de Irati, registrou mais de 100 casos de violência doméstica em um período de poucos meses em 2017. Um número expressivo em relação ao ano anterior.

As ativistas também chamaram a atenção para esse dado. “As pessoas acham que a violência acontece nos grandes centros, mas esses dados apontam que em Irati, uma cidade do interior, as mulheres estão cada vez tendo voz”, comentou Amanda.

Todas as classes de mulheres foram lembradas durante a iniciativa. “Lembramos também da mulher do campo, que produz nosso alimento e as vezes acaba sendo esquecida, sofre por violência e não tem facilitações para fazer uma denúncia”, disse Jessika Oliveira, outra participante da inciativa.

 

Imagens

IMG_4928.JPG
capa site1.jpg

Jornal Folha de Irati Rua da Liberdade, 740 Centro, Irati - Paraná,
fone: (42) 3423-2169 e 3423-1588
https://www.facebook.com/FolhaDeIrati

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Santa Chiara Comunicação