PRUDENTÓPOLIS

Campanha em Prudentópolis visa conscientizar proprietários de lotes

09 Fevereiro 2018 15:09:26

Prefeitura tem recebido muitas denúncias de terrenos abandonados. Secretaria de Meio Ambiente chama a atenção da população

Bárbara Gardin e Assessoria
campanha.jpeg

A Secretaria de Meio Ambiente e o Setor de Fiscalização de Prudentópolis alertam sobre a obrigatoriedade da limpeza e conservação dos lotes urbanos. Para isso foi criado a campanha “Lote limpo, cidade limpa”, promovendo a limpeza e conservação dos terrenos. Segundo o setor, a mata e o acúmulo de lixos e entulhos são responsáveis pela proliferação de doenças como a dengue, além da presença de insetos e animais peçonhentos. Com o local limpo, além da boa aparência é possível evitar tais situações adversas.

A conservação dos lotes é regulamentada pelas leis municipais 1861/2010 e 2168/2015, de acordo com as quais é obrigação do proprietário manter o seu lote sempre limpo, bem como calçadas e o respectivo passeio. De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Luiz Felipe Diaciuk, o setor recebe muitas denúncias de terrenos em péssimas condições.

“Cada proprietário deve deixar seu lote limpo e em boas condições. Tem muitas denúncias na secretaria de Meio Ambiente devido aos lotes sujos onde o mato cresce dia a dia. Pedimos que cada proprietário limpe o seu terreno para que não haja reclamações de seus vizinhos e para que não precisamos tomar outras medidas”, comenta.

Acaso isso não ocorra, a administração tem a autoridade de notificar essas pessoas, segundo Diaciuk. “Vamos notificar os proprietários de lotes, e se ele não limpar mesmo assim, a prefeitura executar a limpeza, mas, terá um custo que será cobrado no IPTU do proprietário”, afirmou. Vale ressaltar que além da multa, o custo da mão de obra, hora/máquina e transporte, também estará incluso.

“Contamos com a colaboração de todos os cidadãos para uma cidade limpa, além de mais bonita, faz bem para a saúde e melhoria da qualidade de vida de todos”, completou o secretário.

LIXO
Outro problema que o município tem enfrentado é com o descarte incorreto de lixo, principalmente na beira de rios. Segundo a secretaria de Meio Ambiente, com frequência o setor realiza a limpeza próximo à rios e estradas rurais, mas a população deve se conscientizar que isso trará problemas.

“Eu venho fazer um pedido para a população do interior e da cidade, quem for visto jogando lixo, denuncie, ligue na secretaria para que essa pessoa poder ser notificada e multada. Faço o pedido para que a população se conscientize, assim como cartazes e panfletos de eventos espalhados pela cidade, em árvores, etc. Isso é proibido por lei e também não deve ocorrer. Vamos cuida da nossa cidade”, finalizou o secretário.

 

Imagens

campanha.jpeg
capa site1.jpg

Jornal Folha de Irati Rua da Liberdade, 740 Centro, Irati - Paraná,
fone: (42) 3423-2169 e 3423-1588
https://www.facebook.com/FolhaDeIrati

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Santa Chiara Comunicação