APÓS MUITOS ANOS

Chafariz da Praça Etelvina Andrade Gomes é reativado

01 Agosto 2017 14:16:05

Espaço ainda está passando por readequações, após anos sem utilização

Bárbara Gardin
CHAFARIZ.jpg
Foto: Oscar Muchau
Chafariz voltou a abrilhantar o espaço nos últimos dias

Nos últimos dias, um dos assuntos mais comentados pela população iratiense foi a reativação do chafariz da praça Etelvina Andrade Gomes, em frente à Igreja Matriz Nossa Senhora da Luz. A atração, por muitos anos esteve desativada, mas ganhou ‘cara nova’ desde a última sexta-feira (28). Além do chafariz, todo o espaço da praça também recebeu melhorias, como os sanitários, e brinquedos dos parquinhos.

O chafariz, embora tenha embelezado o local, não está totalmente pronto, e ainda passará por mudanças. Segundo o secretário municipal de Arquitetura, Engenharia e Urbanismo, Dagoberto Waydzik, a Prefeitura ainda está executando as readequações do espaço.

“Fizemos como medida emergencial limpeza, pinturas, e algumas melhorias que eram necessárias para que ele voltasse a funcionar após muitos anos. Mas ainda é preciso realizar algumas recuperações do chafariz, como o reservatório de água que apresenta um vazamento”, explicou.

Ele explica que o local estava desativado apenas por falta de manutenção e de interesse, mas que, com a revitalização do espaço e de outros ambientes, as famílias podem voltar a desfrutar de locais mais atraentes. Assim como a praça Etelvina Andrade Gomes, demais áreas também estão passando por revitalizações, como a praça em frente à Matriz São Miguel.

“Vamos começar a pintar, arrumar as calçadas, e o que mais for preciso para deixar o ambiente agradável. A praça é um espaço para as pessoas descansarem, usufruírem para o seu lazer, observarem sua área verde, entre outros. É como parte cênica da cidade. Este projeto também inclui as rotatórias, que passam juntamente com as praças por esse processo de revitalização”, enfatizou.

Numa visão técnica, Antonio Carlos Duda, responsável pela empresa que executou as melhorias no local, explica os reparos a serem executados no chafariz, consistem na impermeabilização da piscina, que mantém uma estrutura mais resistente, investimentos nas bombas de água, e nos refletores.

“Como medida provisória nós quebramos o piso para fazer a ligação correta dos canos, e reativamos a iluminação do ambiente, mas os refletores no fundo precisam ser trocados. Também precisamos fazer alguns ajustes para evitar vazamentos que ocorreram”. Segundo ele, em cerca de 15 dias o espaço estará definitivamente pronto.

O prefeito Jorge Derbli, destacou que dentro do projeto de revitalização dos espaços públicos, a Praça Etelvina Andrade Gomes era uma das prioridades por estar em um local privilegiado no centro com bastante movimento todos os dias pela Matriz Nossa Senhora da Luz e o Centro Administrativo Municipal (CAM).

Nossas equipes pintaram, reformaram os banheiros e os brinquedos. O chafariz estava há muito tempo desativado e marcou a infância e os momentos em família de muitos iratienses. No fim de semana, muitas pessoas visitaram a Praça e tiraram fotos no chafariz. E é isso que queremos: ter opções de passeio e lazer e deixar nossa cidade cada vez mais bonita”, destacou o prefeito.

 

 

 

capa site1.jpg

Jornal Folha de Irati Rua da Liberdade, 740 Centro, Irati - Paraná,
fone: (42) 3423-2169 e 3423-1588
https://www.facebook.com/FolhaDeIrati

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Folha de Irati