1ª EDIÇÃO

Concurso paranaense de queijos artesanais é realizado em Irati

05 Dezembro 2017 14:08:15

Produtores das regiões Centro-Sul, Campos Gerais e Vale do Iguaçu participaram do concurso

Vinicius Batista
Concurso de queijo.jpg
Foto: Assessoria
Neste concurso, 6 dos 15 participantes eram representantes do município

Como parte da programação da 39ª Festa do Pêssego, aconteceu em Irati a 1ª edição do Concurso Paranaense de Queijos Artesanais, na tarde última sexta-feira (01). O evento foi promovido e organizado pelo Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural do Paraná (EMATER), em pareceria com a Prefeitura Municipal de Irati, através da Secretaria de Agropecuária e Abastecimento.

Ao todo, 15 produtores de queijo das regiões Centro-Sul, Campos Gerais e Vale do Iguaçu participaram do concurso, que ocorreu no Centro de Processamento de Alimentos do município, que fica localizado nos fundos da Feira do Produtor Iratiense. A 1ª edição teve como objetivo incentivar a produção e oferecer assistência técnica para os produtores que fabricam queijos de maneira artesanal.

Os três primeiros produtores selecionados foram classificados para a etapa estadual do concurso. Joel Nadal, de Carambeí, Irma Erhardt Schmidt, de Porto Vitória e João Maria Ribas Ortiz, de Castro, participarão da próxima fase, que deve ocorrer em Curitiba, no mês de julho de 2018.

O prefeito Jorge Derbli esteve presente no evento e fala que o concurso é um estímulo para que o município invista ainda mais nas áreas de produção e comercialização dos produtos fabricados na cidade. “Queremos no próximo ano incentivar a pecuária leiteira, onde o queijo faz parte, também vamos colaborar com a venda dos produtos coloniais de Irati. Temos também um projeto de construção de alguns quiosques no interior para que os produtores tenham pontos para a comercialização”, comenta.

Para o Secretário de Agropecuária e Abastecimento, Raimundo Gnatkowski, a bacia leiteira do município está ganhando proporções maiores e possui um potencial muito grande. Atualmente, 300 famílias tiram seu sustento da produção de leite. “Somente neste concurso são 6 produtores de queijo do município, queremos dar maiores proporções para as áreas em que temos vocação, e a bacia leiteira é uma delas. No caso da produção de queijo, os produtores foram orientados neste evento de como devem proceder para colocar os seus produtos no mercado”, explica

 

 

:

 

  

Imagens

Concurso de queijo.jpg
capa site1.jpg

Jornal Folha de Irati Rua da Liberdade, 740 Centro, Irati - Paraná,
fone: (42) 3423-2169 e 3423-1588
https://www.facebook.com/FolhaDeIrati

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Folha de Irati