CAPACITAÇÃO

Curso sobre captação de recursos do FNDE é realizado em Irati

11 Outubro 2017 13:44:44

Representantes das secretarias de educação de alguns municípios estiveram presentes

Vinícius Batista
curso captação de recursos.jpg
Foto: Divulgação
Representantes de secretarias de educação de toda a região participaram do encontro

Na sexta-feira (06), na sede da Amcespar, foi realizado um encontro com representantes das secretarias de educação dos municípios da região, para uma capacitação sobre o Plano de Ações Articuladas (PAR). A ferramenta do Ministério da Educação é disponibilizada para o planejamento das gestões na área educacional e também para a captação de recursos junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O encontro foi organizado pela empresa City Assessoria, em parceria com a Amcespar.

Durante todo o dia foi realizado um curso intensivo sobre a ferramenta. As demandas principais das secretarias de educação e como funciona o processo de captação de recursos para esses fins também foram tratados. Os participantes foram orientados desde o cadastro até a solicitação de recursos para as principais demandas, como reformas e ampliação nas creches, novos mobiliários e também veículos para transporte escolar.

A técnica em Gestão Educacional e colaboradora da City Assessoria, Silvana Garbin Navarro conta que serviços como este curso tem tido uma grande demanda nos últimos tempos. “Como as gestões municipais estão no início, muitos secretários não conhecem as ferramentas. Então é o momento em que realizamos esses encontros para explicarmos todo o processo de funcionamento do PAR. Estamos obtendo grandes conquistas, várias equipes das secretarias dos municípios tem obtido muitos recursos oriundos do Governo Federal, muito pelo fato de realizarem esta capacitação”, explica Silvana.

O PAR

O Plano de Ações Articuladas (PAR) é um instrumento criado em 2007 pelo Ministério da Educação (MEC) para auxiliar as secretarias de educação de estados e municípios no planejamento de ações. Ele funciona como um check-up da Educação, onde os itens problemáticos são reconhecidos e então tomadas medidas para solucioná-los. Basicamente, os municípios e estados avaliam seus problemas na rede de ensino, reportam ao MEC e recebem assessoria técnica e recursos para implementar mudanças.

A City Assessoria trabalha com diversas áreas e uma das principais é a educação. Com sedes em Santo Antonio da Platina, Guairaçá, Irati, Curitiba e Brasília a empresa já presta alguns serviços para os municípios da região e também para outros estados do país. Silvana Garbin Navarro e Luciano Wagner da City Assessoria foram os responsáveis pela realização do encontro.

 

 

 

 

 

Imagens

curso captação de recursos.jpg
capa site1.jpg

Jornal Folha de Irati Rua da Liberdade, 740 Centro, Irati - Paraná,
fone: (42) 3423-2169 e 3423-1588
https://www.facebook.com/FolhaDeIrati

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Folha de Irati