ELEIÇÃO 2018

Em Irati, Michele Caputo afirma pré-candidatura à Assembleia Legislativa

16 Fevereiro 2018 15:55:08

Secretário de Estado da Saúde afirma que quer defender avanços no setor

Kelly Ramos
IMG_3990.JPG
Foto: Israel Macedo
Caputo defende a sua pré-candidatura à Alep afirmando que é um defensor do movimento pela saúde

Secretário Estadual de Saúde do Paraná desde o primeiro mandato do governador Beto Richa, Michele Caputo Neto, afirmou em entrevista à Folha de Irati que é pré-candidato pelo PSDB a uma vaga na Assembleia Legislativa. “Sou um ser político, com compromisso com o movimento da saúde, com os secretários municipais, prestadores de serviços, conselheiros. Eu me vejo preparado para defender mais avanços. Nesse momento político as pessoas querem profissionais, aqueles que conhecem políticas públicas e tenham demonstrado trabalho”, ressaltou.

Caputo defende a sua pré-candidatura dizendo que o seu forte é trabalhar em equipe. Além disso, cita sua experiência de 33 anos no setor e as conquistas ocorridas pela Secretaria Estadual de Saúde (SESA) durante a sua gestão. Entre elas, o fortalecimento da saúde de base nos municípios, ampliação do atendimento aeromédico, além da implantação, segundo ele, de 70% das UTIs do Paraná, e a desburocratização dos recursos para o setor. “Pretendo apresentar meu nome ao partido, porque acredito que através de políticas públicas é possível fazer muita diferença na vida das pessoas. Aqui no Paraná podemos continuar crescendo, estamos com capacidade de investir”, destacou.

Durante a sua visita em Irati, o secretário visitou a unidade avançada do Hospital Erasto Gaertner, inaugurada em outubro do ano passado no município e que atende pacientes portadores de câncer de toda a região. “Podemos dizer que já é um caso de sucesso. Há várias regiões do Paraná que querem conhecer essa experiência vitoriosa, que muitos lutaram, com participações essenciais, entre elas a do Governo do Paraná, que aplica R$ 200 mil todos os meses. Quem ganhou foram os pacientes, que têm mais dignidade nos seus tratamentos. Isso foi possível porque damos prioridade à saúde”, explicou.

ATENÇÃO BÁSICA

Caputo ressaltou que o Estado também tem feito questão de priorizar recursos para a saúde de base, que ocorre nos municípios, como com o Programa Saúde da Família, realizado em postos de saúde. “Há saúde da mulher e da criança, para idosos, hipertensos e diabéticos, odontologia, que são essenciais. Construímos, ampliamos e reformamos unidades. Além disso, trabalhamos na capacitação dos profissionais, investimos no Consórcio Intermunicipal e reforçamos o transporte. Em Irati, por exemplo, serão adquiridos mais sete veículos e dois ônibus”, relatou.

DIFICULDADE

Sobre as dificuldades encontradas no setor de Saúde, Michele Caputo Neto, cita como a principal a capacidade de gestão, que segundo ele, deve ser melhorada. “Precisamos cobrar mais recursos do ente federal, que não é problema só de agora e sim de 15 anos para cá, que só fez aumentar as responsabilidades dos municípios e dos estados. Também é preciso a compreensão que a saúde começa na sua base. As regiões do Paraná que começaram a entender esse processo acabaram saindo na frente. É preciso continuar políticas de Estado, com base no municipalismo”, destacou.

AEROMÉDICO

O secretário estadual de Saúde enfatizou que em breve a região terá novidades em relação ao atendimento aeromédico. Segundo ele, quando iniciou o governo Beto Richa havia apenas uma aeronave disponível, que pertence à Polícia Rodoviária Federal (PRF), para atender Curitiba e sua Região Metropolitana. “Hoje, a nossa frota é toda adaptada para utilização na captação de órgãos e transportes de pessoas em risco”, informou.

Caputo disse que estão implantando bases com helicópteros e equipes, com médicos, socorristas e enfermeiros, em todo o Paraná. A próxima a ser instalada será em Ponta Grossa, no aeroporto que foi remodelado. “Deixaremos esse serviço mais próximo da população da região de Irati, diminuindo, por exemplo, o índice de mortes em trânsito, porque as pessoas receberão um atendimento rápido e especializado”, destacou.

 

 

 

Imagens

IMG_3990.JPG
capa site1.jpg

Jornal Folha de Irati Rua da Liberdade, 740 Centro, Irati - Paraná,
fone: (42) 3423-2169 e 3423-1588
https://www.facebook.com/FolhaDeIrati

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Santa Chiara Comunicação