AVANÇOS SOCIAIS

Equipes da região participam de capacitação do Família Paranaense

13 Junho 2017 14:23:20

O encontro serve para aprofundar o debate e ressaltar a importância do trabalho conjunto entre Estado e municípios

Assessoria
1496866515WhatsApp_Image_20170607_at_14.56.22.jpeg
Foto: Divulgação
Gestores da região estiveram presentes no evento de capacitação, em Guarapuava

Promover a emancipação da população que vive em situação de extrema pobreza o protagonismo das famílias são as principais metas do programa Família Paranaense, que está em execução há cinco anos no Paraná.

Para que este trabalho seja desenvolvido com sucesso, a Secretaria da Família e Desenvolvimento Social promoveu, na semana passada, uma capacitação macrorregional em Guarapuava, região central do Estado.    
O evento, que aconteceu na Faculdade Guairaçá, reuniu representantes de 51 municípios, das regionais de Guarapuava, Ivaiporã, Irati e União da Vitória. Foram 200 participantes, dentre gestores de assistência social e técnicos estaduais e municipais de diversas políticas envolvidas no programa.
A coordenadora do programa Família Paranaense, Letícia Reis, explicou que esses encontros são fundamentais para aprofundar o debate e ressaltar a importância do trabalho conjunto entre Estado e municípios no atendimento às famílias.
"É uma oportunidade de atualização, com troca de informações e de experiências, fundamental para que as famílias sejam acompanhadas de forma integral. Isso contribuiu para aprimorar o programa e melhorar os serviços prestados à população", destacou a coordenadora.
APERFEIÇOAMENTO

Presente ao evento, a gestora de assistência social de Fernandes Pinheiro (Centro-Sul) Emanuelle de Matos, ressaltou que as ações de capacitação são essenciais para a compreensão das políticas que integram o programa ? como educação, saúde, agricultura e a própria assistência social.
"É importante a preocupação do Governo do Estado em realizar estes eventos de capacitação" destacou ela. "Nosso município é prioritário no programa (com baixos índices de desenvolvimento) e fez a adesão em 2012. Desde o início, tivemos o cuidado em executar o projeto da forma correta", explicou. 
Para a coordenadora municipal do programa Família Paranaense em Guarapuava, Karini Cavalin, a macrorregional é a oportunidade para que os municípios que estão implantando o programa recebam orientações importantes.
"Vemos a possibilidade de trabalhar com um sistema rico de informações, que vai nos auxiliar na questão da vigilância socioassistencial e na melhoria do acompanhamento e do atendimento às famílias", disse.
FORMATO

O Família Paranaense foi construído de forma intersetorial ? articulando diversas políticas públicas e redes de atendimento regional, municipal e local. São comitês formados por gestores e técnicos que trabalham em conjunto no desenvolvimento das ações para atendimento das famílias.
A coordenadora do comitê local de Prudentópolis, Ana Emanuela Gruscoski, disse que é esse trabalho coletivo e a troca de experiências que aprimoram o programa.  "Nosso município teve adesão como prioritário, em 2012. A partir de então, temos organizado os comitês locais e municipais e feito esse trabalho intersetorial com as famílias", relatou.  
FAMILIA PARANAENSE

 Lançado em 2012, o Família Paranaense é a principal estratégia do Governo do Paraná para a erradicação da pobreza. O programa está presente nos 399 municípios do Estado e já atendeu mais de 279 mil famílias, com ações integradas de 19 secretarias e órgãos estaduais. O investimento total chega ao montante de R$ 134 milhões.
Somente nos 51 municípios que participam do evento, 35.786 famílias já foram atendidas pelo programa, em ações como transferência de renda e acompanhamento familiar.
AGENDA
Desde o início do ano, já ocorreram sete encontros macrorregionais que reuniram, ao todo, cerca de mil participantes. O próximo evento acontece em 21 e 22 de junho, em Londrina, e encerra um ciclo de capacitações que percorreu todo o Estado.

ABRANGÊNCIA

Participam do evento gestores e técnicos dos seguintes municípios: Antônio Olinto, Arapuã, Ariranha Do Ivaí, Bituruna, Boa Ventura De São Roque, Borrazópolis, Campina Do Simão, Cândido de Abreu, Candói, Cantagalo, Cruz Machado, Cruzmaltina, Faxinal, Fernandes Pinheiro, Foz do Jordão, General Carneiro, Godoy Moreira, Goioxim, Grandes Rios, Guamiranga, Guarapuava, Imbituva, Inácio Martins, Irati, Ivaiporã, Jardim Alegre, Laranjal, Lidianópolis, Lunardelli, Mallet, Manoel Ribas, Nova Tebas, Palmital, Paula Freitas, Paulo Frontin, Pinhão, Pitanga, Porto Vitória, Prudentópolis, Rebouças, Reserva do Iguaçu, Rio Azul, Rio Branco Do Ivaí, Rosário Do Ivaí, Santa Maria Do Oeste, São João do Ivaí, São Mateus do Sul, São Pedro do Ivaí, Teixeira Soares, Turvo e União da Vitória.



 


 

 

capa site1.jpg

Jornal Folha de Irati Rua da Liberdade, 740 Centro, Irati - Paraná,
fone: (42) 3423-2169 e 3423-1588
https://www.facebook.com/FolhaDeIrati

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Folha de Irati