APÓS QUATRO ANOS

Festa do Pinhão é retomada com sucesso em Inácio Martins

13 Junho 2017 14:56:26

Durante os três dias de festa, milhares de pessoas passaram pelo evento

Bárbara Gardin com colaboração de Adriana Souza
publico.jpg
Foto: Divugação
Show de encerramento contou com cerca de 5 mil pessoas

O final de semana foi de festa para o município mais alto do Paraná. Após quatro anos, a Festa do Pinhão chegou a sua 11ª edição, e reuniu autoridades e toda a comunidade martinense, no Parque Municipal Paulo Dallegrave. Apresentações culturais, gastronomia, e promoção da agricultura familiar, fizeram parte das festividades.

Após quatro anos, a festa foi retomada no município pelo prefeito Junior Benato, que realizou a última edição do evento em 2012, durante a sua primeira gestão. “Para mim foi motivo de superação, porque retomar um evento que há anos não acontecia é mais difícil que dar continuidade. Fiquei muito feliz em novamente poder realizar a festa”, comenta o prefeito.

A boa estrutura e a organização foram importante para que a festa acontecesse. Nesta edição, a Prefeitura contou com parceiros, sendo eles, Sanepar, Copel Pura Energia, e Itaipu Binacional, que instalou um estande no evento. “Agradeço e muito aos parceiros que nos ajudaram a realizar a festa. Com certeza são instituições do nosso Estado que se fazem sempre presente com a população”, enfatiza Benato.

Festival Sapecançãosapecancao.jpg
O Festival de Música Tradicionalista - Sapecanção, reuniu candidatos do município de Inácio Martins e das cidades vizinhas. Foi disputado em duas fases, sendo, municipal e regional. A dupla Lucas Lima e Adalberto conquistaram a primeira colocação das duas fases consagrando-se campeões. O festival ainda premiou os cinco melhores colocados:

Fase regional

1º lugar: Lucas Lima e Adalberto

2º lugar: Camila Silva e Daniel Pietroski

3º lugar: Josiane Belisário

4º lugar: Daniel Zanlorenzi

5º lugar: Jaqueline Mendes Mendez Novis

 

Fase municipal

1º lugar: Lucas Lima e Adalberto

2º lugar: Josiane Belisário

3º lugar: Tayná de Campos Soares

4º lugar: Douglas R. Andrade

5º lugar: Sandro Madureira

Olímpiada do Agricultor
Reunindo cerca de 20 comunidades do interior do município, a Olímpiada do Agricultor Familiar, contou com a participação de aproximadamente mil pessoas. As provas como, debulha manual do milho, cabo de guerra, e carreirada, foram os destaques da competição.

Quatro comunidades foram premiadas. A primeira colocação ficou com a localidade de São Domingos, que acumulou 84 pontos. O segundo lugar ficou com os moradores de Sobradinho, que alcançaram 79 pontos. A terceira colocação foi dividida por duas comunidades que também conquistaram 79 pontos, Quarteirão dos Stresser e Bom Retiro. O quesito que difere o segundo dos terceiros colocados, é o maior número de vitórias. Os campeões receberam premiação em dinheiro. O primeiro colocado também levou o troféu rotativo para casa.

O secretário de Agricultura do município, João Lopes, destaca que a boa participação dos moradores deixou a competição mais divertida. “Tivemos uma competição acirrada entre os agricultores. Foi um evento para toda a família, que pode participar e se divertir na festa”, comentou o secretário.

ATRAÇÕES

Os bailes realizados no pavilhão do Parque, reuniram os apreciadores da música gaúcha, e contou com a participação expressiva da comunidade. Por lá se apresentaram o grupo União Fandangueira, Paulinho Mocelim e Grupo Coração de Gaiteiro, além de outos artistas. Para encerrar a festa, a dupla sertaneja Oswaldir e Carlos Magrão animou a noite de domingo, e reuniu cerca de cinco mil pessoas.

O evento também proporcionou a oportunidade de ver Inácio Martins do alto. Voos panorâmicos foram realizados sobre o município. A culinária da festa, toda a base de pinhão, chamou a atenção pela diversidade de pratos com a iguaria. Desde o tradicional pastel, até bombom de pinhão puderam ser degustados por quem passou por lá.

Além de toda a comunidade da região, autoridades também prestigiaram o evento, dentre eles, o presidente do Instituto Teotônio Vilela, Marcello Richa, deputado estadual Nelson Justus, deputado federal, Evandro Roman, e secretário estadual de Justiça, Trabalho e Direitos Humanos, Artagão Junior. Os prefeitos da região também se fizeram presente, entre eles, o prefeito de Irati, Jorge Derbli.

capa site1.jpg

Jornal Folha de Irati Rua da Liberdade, 740 Centro, Irati - Paraná,
fone: (42) 3423-2169 e 3423-1588
https://www.facebook.com/FolhaDeIrati

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Folha de Irati