IMPULSO NO TURISMO

Festa do Pinhão atrai o público para a cidade mais alta do Paraná

12 Junho 2018 16:12:55

O evento durou três dias e contou com muita música e gastronomia a base de pinhão

Kelly Ramos
IMG_0004.JPG
Foto: Vinícius Batista
Prefeito Junior Benato recepcionou as diversas autoridades que prestigiaram o evento, que recebeu um grande público nos três dias de festa

Em mais uma edição, a Festa do Pinhão de Inácio Martins foi um sucesso. O final de semana gelado não espantou o público, que esteve presente nos três dias de evento, que contou com a Olimpíada do Agricultor, o Festival de Música Tradicionalista – Sapecanção, shows e gastronomia a base de pinhão.

De acordo com o prefeito Junior Benato, a participação do público local e dos visitantes de outras cidades fez com que a Festa do Pinhão fosse um sucesso. “Muitas pessoas vieram de fora para participarem, por exemplo, do Sapecanção. O nosso Festival já é referência, com apresentações belíssimas”, destaca.

Benato comenta que o grande objetivo do evento é impulsionar o turismo local. “Aqui temos a comida a base do pinhão, o frio que é algo natural nosso, boa música. Queremos que as pessoas venham conhecer. É um ambiente agradável e de felicidade”, completa.

Durante a programação, o evento contou com atrações que envolveram o público, como a Olimpíada do Agricultor, com diversas provas que divertiram os participantes, principalmente vindos da área rural do município.

GASTRONOMIA

Um dos atrativos da Festa do Pinhão é a gastronomia, que a cada ano ganha novos pratos à base de pinhão. No evento era possível fazer refeições, a preços acessíveis, saboreando a semente de várias formas.

De acordo com o proprietário de um restaurante da cidade, Luís Fernando Mikuska, as pessoas têm boa receptividade com os pratos que são à base do pinhão. “Temos sopa de legumes com pinhão, farofa, entrevero, feijoada, arroz à grega, entre outros. É algo diferente, típico da nossa cidade e região, que chama a atenção dos visitantes”, conta.

Espaços no evento foram disponibilizados também para o Colégio Estadual Parigot de Souza e para a Paróquia Nossa Senhora Aparecida. O diretor do Colégio, Elcio Wszolek, explica que professores e alunos se reúnem todos os anos para vender produtos típicos, sendo o principal o pinhão com bacon. “É muito saboroso e esperamos vender mais de 100 quilos neste ano. O valor arrecadado será disponibilizado para a formatura dos alunos do 9º ano e 3º ano no final do ano”, fala.

Voluntário da Paróquia, Odair José Kociolek, estava no preparo do entrevero, prato que contém carnes, linguiças defumadas, além do pinhão. O acompanhamento era com batata frita. “É uma receita da Festa do Pinhão de Lajes, Santa Catarina, que se espalhou para o Brasil, principalmente para o Sul. Fica muito bom. O dinheiro da venda será usado na reforma do salão da Paróquia, que está ficando muito lindo”, expõe.

FESTIVAL

O Sapecanção atraiu grande público nas noites de sexta-feira (8) e sábado (9). A primeira foi a fase municipal e a segunda a regional. Foram apresentadas aproximadamente 40 canções, que encantaram quem acompanhou. Além dos cantores, também foi disponibilizada uma banda para acompanhá-los.

Presidente da mesa de jurados, o professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), doutor Edwin Pitre Vásquez, elogiou a organização do Sapecanção. “Temos uma parceria há quatro anos, entre a UFPR – Departamento Artes e Música – com a Prefeitura de Inácio Martins. Percebemos a cada edição que há uma melhora, profissionalização da estrutura e da forma como é construída a organização. O nível cada vez melhor dos participantes, além dos músicos da banda que acompanha serem de primeira linha”, ressalta.

Entre os quesitos avaliados, segundo o professor, estão afinação, interpretação, postura de palco, resposta do público e se está fazendo o canto com a letra e melodia. “É maravilhoso esse Festival, principalmente para que gosta da música nativista, gaúcha. O pessoal que participa é muito bom”, destaca a participante de Inácio Martins, Deucleres Nascimento, que canta no Sapecanção desde a sua primeira edição.

 

 

 

Imagens

IMG_0004.JPG
capa site1.jpg

Jornal Folha de Irati Rua da Liberdade, 740 Centro, Irati - Paraná,
fone: (42) 3423-2169 e 3423-1588
https://www.facebook.com/FolhaDeIrati

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Santa Chiara Comunicação