TRADICIONALISTA

Festa do Pinhão ganha música e se prepara para grande Festival

08 Junho 2018 16:15:08

Evento começa nesta sexta-feira (8), em Inácio Martins, e conta com grande programação

Kelly Ramos
sapecanção.jpg
Foto: Arquivo
Sapecanção, em 2018, vai contar com apresentações de aproximadamente 40 canções. Evento reúne grandes profissionais da música regional

A Festa do Pinhão de Inácio Martins ganhou nesse ano uma música, que foi composta e produzida pelo músico Gilson Rocha. A letra, que fala sobre as características desse evento e do povo martinense, reforça a forte musicalidade desse evento, que conta com um grande festival regional de música tradicionalista – o Sapecanção.

De acordo com Gilson, a ideia de compor uma música veio pelas participações anteriores na Festa do Pinhão e como uma forma de destacar e agradecer a população acolhedora do município. “Já tive a honra de ser campeão no Sapecanção. Hoje, faço parte da banda que acompanha as apresentações dos concorrentes e isso demonstra o reconhecimento que a cidade tem conosco. Foi por esse motivo que fiz a música”, conta.

Gilson fala que a música teve também a participação de Alexandre Oconoski, o Xandão, com o acordeon, músico que também integra a banda que acompanha os cantores do Sapecanção. Também participam Fernando Laiter, no contrabaixo, Marcelo Ijaille, no violão, e Sander, músico local que também integra a banda.

Sobre o Sapecanção, Gilson fala que é um evento que reúne muitos talentos. “Somente de Inácio Martins tem artistas maravilhosos, mulheres com vozes maravilhosas e homens que também são feras”, comenta.

Para 2018, serão aproximadamente 40 canções apresentadas, sendo metade na fase municipal, que ocorrerá na noite de sexta-feira (8) e as outras músicas na fase regional, que reúne cantores de diversas cidades do Paraná, no sábado (9). “Os temas cantados são desde o campeiro, regional, como sobre o tiro de laço. Também há românticos, de filhos para pais e de pais para filhos. Quem for com certeza passará uma noite cultural diferenciada”, acrescenta.

A disputa no Sapecanção é bastante acirrada. A premiação em dinheiro chega perto de R$ 5 mil. O julgamento é feito por mestrandos e doutorandos da Universidade Federal do Paraná (UFPR). “Muitas vezes as pessoas não têm acesso a cultura, principalmente a regional, em seus municípios. Um festival como esse é muito legal por levar isso à comunidade. E nós temos um imenso prazer em fazer parte desse grande evento”, enfatiza o músico.

PROGRAMAÇÃO

A programação inicia nesta sexta-feira (8), às 20h, com o Festival de Música Tradicionalista – o Sapecanção Municipal. Já às 23h terá início um baile, com animação do grupo Sintonia Serrana.

No sábado (9), às 8h30, começa a Olimpíada do Agricultor Familiar. Às 13h, Ação de Cidadania; 15h carreiradas e às 19h será servido um jantar típico a base de pinhão. Às 20h, terá início o Sapecanção Regional e às 23h, o Baile do Pinhão, com animação de Paulinho Mocelin & Coração de Gaiteiro.

No domingo (10), a programação inicia às 9h com uma missa; 10h continuação da olimpíada do agricultor; 11h30 almoço típico a base de pinhão; 14h matinê da melhor idade, com animação do grupo União Fandangueira; 14h carreiradas; às 15h show com Giba e Nando no palco principal; 18h premiação da olimpíada do agricultor; 19h30 show com a dupla Jean e Julio, no palco principal.

 

Festa do Pinhão

(Gilson Rocha)

Bota a pilcha e te prepara parceiro

Porque em junho a cidade vai esquentar

Água pra um mate pra tomarmos companheiro

Quando subir a serra pra nos visitar

 

Com boia buena regada à hospitalidade

Cultura chucra elevando a tradição

Inácio Martins convida a todos com orgulho

Vem pra festa do pinhão

 

Festejamos a semente desta terra

Plantada pela gralha azul

Vem também pra Festa do Pinhão

Festejar a tradição, semeada aqui no Sul

 

Prendas lindas e peões bem guapos

Não se fazem de rogados pra dançarem no bailão

Se eu bem conheço a beleza das martinenses

Num olhar o peão fica apaixonado no salão

 

No Sapecanção a música se eleva,

Nas lindas vozes dos talentos desta terra

Ao descer a serra leve um chasque emocionado, 

E o nosso muito obrigado

 

 

 

 

 

Imagens

sapecanção.jpg
capa site1.jpg

Jornal Folha de Irati Rua da Liberdade, 740 Centro, Irati - Paraná,
fone: (42) 3423-2169 e 3423-1588
https://www.facebook.com/FolhaDeIrati

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Santa Chiara Comunicação