PADROEIRA DO BRASIL

Festividades marcam o dia de Nossa Senhora Aparecida na região

11 Outubro 2017 15:15:28

Em Irati, capela do Bairro Dallegrave promove a tradicional festa com vários atrativos. Município de Rio Azul, que tem a Santa como padroeira, volta a proporcionar o evento após seis anos

Bárbara Gardin
Festa Nossa Senhora Aparecida.jpg

A padroeira do Brasil, Nossa Senhora da Conceição Aparecida, celebrada na quinta-feira (12), tem grande devoção de fiéis por todo o país e na região. As festividades que marcam o dia da padroeira reúnem muitos devotos, que este ano, celebram os 300 anos do encontro da imagem da Santa, nas águas do Rio Paraíba. O destaque das celebrações é para a retomada do evento em Rio Azul, após seis anos. Já em Irati, a capela Nossa Senhora Aparecida, no Bairro Dallegrave, organiza mais uma vez a festa, que ocorre há cerca de 30 anos.

“São três meses de preparação para o evento. Não fazemos a festa sozinhos, temos parcerias e a colaboração de muitas pessoas. A ajuda do povo é fundamental. Este ano, a celebração ainda tem um motivo especial, pelos 300 anos de bênçãos”, comentou um dos organizadores do evento, Daniel Patrício de Souza.

PROGRAMAÇÃO
A festa acontece sempre no dia de Nossa Senhora Aparecida, 12 de outubro, este ano na quinta-feira. O evento tem início com alvorada às 6h, seguida da benção dos cavaleiros às 10h30, e missa às 11h. Logo após será servido o almoço, que terá três opções de carnes, sendo, alcatra a R$ 40,00, e galeto e porco no valor de R$ 30,00 cada, além dos acompanhamentos e bebidas em geral.  À tarde, acontece o leilão e outros divertimentos.

O público presente além de se divertir, vai também se emocionar, segundo a organização. “Terá muitos momentos marcantes em devoção à Nossa Senhora Aparecida, e uma surpresa durante a benção. Será muito emocionante”, conta o organizador. Haverá também atrações para as crianças.

CAVALGADA
Um dos atrativos marcantes do evento é a tradicional Cavalgada, que chega a sua sétima edição. “Começou pequena, mas foi aumentando a cada ano. Dentro da cidade, esta é a única que acomoda os cavaleiros. Ano passado contabilizamos 550 participantes, e esperamos este número de tradicionalistas neste ano” diz Souza. O trajeto terá início no clube do Rio Bonito, às 8h30, com destino a Matriz São Miguel. A Cavalgada então parte em direção ao Bairro Dallegrave, chegando para o momento da benção, na Capela.

A comissão da Igreja enfatiza o convite à toda a população para prestigiar a o evento em celebração à Nossa Senhora Aparecida.

 

Rio Azul retoma Festa da Padroeirafesta aparecida rio azul.jpeg

Depois de seis anos, a Festa da Padroeira, de Rio Azul, será retomada neste dia 12. O evento volta com uma programação diversificada, agregando a culinária local com outros atrativos, no Parque da Pedreira. As festividades têm início programado para às 8h30 com passeio ciclístico, em frente à Igreja Matriz. Às 10h ocorre a Santa Missa, no Parque da Pedreira.  Logo às 12h tem o almoço a base de pierogue, com opções de arroz e carne, maionese e saladas.

Após o almoço, a festa prossegue com Baile da Melhor Idade, e festa das crianças com a apresentação de um show infantil.  Às 17h, encerrando a festa, tem a apresentação da Banda Interprise. Além disso, consta na programação a realização de uma cavalgada, a exposição de carros antigos, Velocross, entre outros atrativos.

Segundo o secretário de Esportes, Turismo e Cultura, Osvaldo Kosciuk Junior, a organização espera que a população participe das festividades que há muito tempo não era realizada. “O Parque da Pedreira está pronto com as readequações que fizemos. Também montamos uma tenda para que, em caso de chuva, as pessoas fiquem protegidas. Será um grande evento, que servirá de modelo para as próximas festividades de Rio Azul”, destacou.

Imagens

Festa Nossa Senhora Aparecida.jpg
festa aparecida rio azul.jpeg
capa site1.jpg

Jornal Folha de Irati Rua da Liberdade, 740 Centro, Irati - Paraná,
fone: (42) 3423-2169 e 3423-1588
https://www.facebook.com/FolhaDeIrati

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Folha de Irati