HISTÓRIA

Folha de Irati entrega acervo de 1973 a 2016 à Unicentro

13 Junho 2017 15:13:37

O jornal em mais de quatro décadas contou os fatos marcantes de Irati e da região

Kelly Ramos
IMG_9439.JPG
Foto: Kelly Ramos
Nilton Pabis afirma que o jornal ajuda a contar a história da região

O Jornal Folha de Irati, que em abril comemorou 44 anos, disponibilizou o seu acervo de 1973 a 2016 à Unicentro. Todo o conteúdo histórico ficará no Centro de Documentação e Memória (CEDOC), no campus de Irati. Também cedeu o seu acervo o Jornal Prácia, de Prudentópolis, o qual iniciou as suas atividades em 1912.

Na noite de sexta-feira (9), aconteceu a abertura da I Semana Nacional de Arquivos. Na oportunidade, houve a assinatura dos termos em que os dois jornais disponibilizaram os seus acervos. Também aconteceu o lançamento do Guia de Fundos e Coleções do CEDOC/I. Além disso, estudantes, professores e convidados participaram de um debate sobre a pesquisa acadêmica em jornais.
A Folha de Irati em mais de quatro décadas contou os fatos marcantes de Irati e da região, evoluindo com o passar do tempo. De jornal semanal passou a bissemanal, tendo outro formato implantado em 2016. Já o Jornal Prácia vincula notícias religiosas e da Ucrânia. Ele é editado por padres e escrito em ucraniano com duas páginas na língua portuguesa. Os leitores são imigrantes e descendentes de imigrantes no Brasil como também em outros países. No evento na Unicentro, esteve presente o padre Tarcísio Orestes Zaluski, representando o jornal.
O professor do Departamento de História e diretor do CEDOC, Valter Martins, falou sobre a relevância dos acervos doados à Unicentro. "Os jornais se tornaram uma das principais fontes de pesquisas, principalmente relacionadas à história, de fatos do passado e do presente. Para o CEDOC é de extrema importância receber os acervos, que vão possibilitar novos estudos, principalmente sobre a região".
Martins comenta que outro passo importante para o CEDOC foi o lançamento do Guia de Fundos e Coleções, no qual a comunidade poderá saber o que há de arquivos disponíveis. O conteúdo do guia pode ser acessado pela internet no site da Unicentro.

PRESERVAÇÃO

A arquivista da Unicentro, Márcia Doré, destaca que os jornais possuem um vasto conteúdo a ser aproveitado. "Em apenas uma página você vê letras, números, desenhos, fotos, opiniões de pessoas que tem conhecimento científico e de pessoas comuns. Vê a roupa que vestem, a formação ideológica. É uma riqueza para quem está se formando, principalmente em História", afirma
Para preservar o material ela explica que o papel precisa de um ambiente com pouca umidade, mas que não seja muito quente. Para isso, há um espaço onde a temperatura e umidade ideais são mantidos com ar-condicionado e desumidificador, ligados permanentemente.  
O acervo é digitalizado, possibilitando o pouco contato com os jornais físicos. "Formamos um banco digital por demanda, não deixando de preservar o arquivo que foi disponibilizado ao CEDOC", expõe.

FATO MARCANTE

Para o diretor da Folha de Irati, Nilton Cesar Pabis, disponibilizar o acervo do jornal é ajudar a manter viva a história da região. "O jornal é um espelho da comunidade e um material rico para pesquisa. Para a Folha é algo marcante poder compartilhar o seu acervo de mais de quatro décadas. Agradecemos a Unicentro, em especial ao professor Valter Martins e a arquivista Márcia Doré", destaca Pabis.



 

 

 

capa site1.jpg

Jornal Folha de Irati Rua da Liberdade, 740 Centro, Irati - Paraná,
fone: (42) 3423-2169 e 3423-1588
https://www.facebook.com/FolhaDeIrati

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Folha de Irati