PERDA

Gaspar Valenga se foi, mas seu legado permanece vivo em Irati

09 Agosto 2017 10:08:15

O ferreiro que se tornou escritor conquistou muitas amizades e o reconhecimento da comunidade

Kelly Ramos
gaspar valenga.jpg
Foto: Arquivo/ Herculano Batista Neto
Gaspar Valenga nos deixou nesta segunda-feira

A manhã cinza de segunda-feira (7) amanheceu com uma notícia triste em Irati. O senhor Gaspar Valenga, pessoa bastante querida e respeitada pela comunidade, faleceu por volta das 3h da madrugada, em sua casa, aos 94 anos de idade. Diversas homenagens foram prestadas ao ferreiro e escritor, residente do bairro Riozinho e dono de uma bonita história de vida.

Valenga nasceu no dia 19 de abril de 1923, em Irati. Em 1940, começou a trabalhar como ferreiro, fabricando carroças, arados e ferramentas. Até o ano de 1990 colecionou 100 notas fiscais de fabricação de carroças em sua ferraria, localizada no bairro do Riozinho. Após 50 anos exercendo a profissão de ferreiro, decidiu voltar aos estudos. Quando era criança o acesso a escola era muito difícil e ele conseguiu estudar a partir dos 12 anos, apenas durante três anos.

Em uma nova fase da sua vida, com mais de 70 anos de idade, o ferreiro resolveu voltar a estudar, aprendendo novas tecnologias e línguas, se dedicando à escrita, sendo autor de livros que resgatam suas memórias. Foram lançados por ele 'Irati: Minha Vida, Nossa História' (2002), 'Centenário de Riozinho' (2003) e 'Memória de um Ferreiro' (2008). Embora tenha estudado somente até a 3ª série do ensino primário, seu texto é fluente e descontraído, chamando a atenção dos leitores.

Valenga foi aluno da Universidade Aberta para a Terceira Idade (UATI) da Unicentro. Ele também era membro ativo da Academia de Letras, Artes e Ciências de Centro-Sul do Paraná (Alacs) e era um dos fequentadores mais assíduos e atuantes das reuniões. Em 2011, recebeu o prêmio "Colméia de Ouro", que presta homenagem a pessoas que se destacaram no âmbito das letras. Ele possuía um assento na Alacs desde 2003.

Em junho de 1990 foi destaque na revista Família Cristã, numa reportagem intitulada "Vida de ferreiro". Sua história também foi publicada na revista Globo Rural, em 1996, na matéria "Tradição de resistência".

Gaspar Valenga era Cidadão Benemérito de Irati, título que recebeu como uma forma de homenagem, em 1993. Participante ativo da comunidade presidiu associações e frequentava eventos cívicos e comemorativos da cidade. Ele casou-se com Catarina Kobelarsz (in memorian), com quem teve sete filhos - Ana Claudia, Ana Roseli, Elza e Maria; Francisco, João e Miguel. 

HOMENAGENS
Centenas de mensagens foram deixadas em homenagem a Gaspar Valenga, que sempre de forma gentil tinha uma boa conversa ou balinhas para ofertar aos amigos.

"Adeus amigo/confrade Gaspar Valenga. À Deus retornas. Com o dever cumprido. Com a alma em Paz, com o coração amoroso de pai e amigo em Paz. Um cidadão de bem, que fez de sua vida um exemplo. Um iratiense que verdadeiramente amou sua cidade e deixou escrito inúmeros livros de sua fantástica experiência de vida. Ferreiro que mostrou a todos orgulho de sua profissão. Intelectual, acadêmico, possuidor de lembranças incontáveis que partilhou com todos nós.

Vais fazer falta em nossas reuniões na ALACS e de sua participação ativa em nossa comunidade", mensagem postada por Herculano Batista Neto, presidente da Alacs.

"Seu Gaspar Valenga, meu amigo, meu vizinho, nos deixa.

Este grande homem, ferreiro, escritor e exemplo de vida, sempre demonstrou o seu amor por esta terra.

Nossos sentimentos à toda a família Valenga e nossa gratidão ao seu Gaspar, por tudo que fez pela comunidade com sua humildade e generosidade ímpares.
Descanse em paz!", mensagem do prefeito de Irati, Jorge Derbli.


 



 

 

Imagens

capa site1.jpg

Jornal Folha de Irati Rua da Liberdade, 740 Centro, Irati - Paraná,
fone: (42) 3423-2169 e 3423-1588
https://www.facebook.com/FolhaDeIrati

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Folha de Irati