AGRONEGÓCIO

Gigantes do cooperativismo paranaense lançam a Unium

14 Novembro 2017 15:46:00

Frísia, Castrolanda e Capal unem 5 mil associados em negócio bilionário

Kelly Ramos
IMG_7255.JPG
Foto: Nilton Pabis
Diretores-presidentes das cooperativas, Erik Bosch, Frans Borg e Renato Greidanus

Três das maiores cooperativas do Paraná lançaram, em Castro, na última sexta-feira (10), a Unium – uma nova marca que passa a representar a Frísia, a Castrolanda e a Capal. Mesmo com produtos e projetos realizados em parceria, elas permanecem com suas gestões sendo realizadas de forma independente.

São mais de 5 mil famílias cooperadas, R$ 7 bilhões de faturamento anual e R$ 800 milhões em investimentos. A Unium passa a reunir marcas que têm conquistado o mercado, como a de carnes suínas Alegra, que recentemente foi certificada pela Professional Animal Auditor Certification Organization (PAACO), devido ao seu investimento no bem-estar animal. Também conta com a marca de lácteos, com os produtos Colaso, Colônia Holandesa e Naturalle, além do setor de grãos com a Herança Holandesa (farinha de trigo).

Segundo os gestores da Unium, ela já nasce consolidada no mercado, contando com três cooperativas, que tem origens e produções semelhantes. O associativismo das cooperativas paranaenses é um dos mais antigos do Brasil.

O diretor-presidente da Frísia, Cooperativa Agroindustrial, com sede em Carambeí Renato Greidanus, fala que com o cooperativismo o produtor consegue obter uma escala de crescimento dentro da sua propriedade. “O nosso modelo estratégico de juntar as cooperativas preza pela ética, transparência e confiança, para que o produtor possa participar tanto dos resultados na sua propriedade, como da industrialização da porteira para fora. A única possibilidade para isso é através do cooperativismo”.

VALOR AGREGADO

De acordo com Greidanus, diretor-presidente da Frísia, a Unium simboliza o alinhamento de objetivos. “Somos cooperativas paranaenses e estamos na mesma região, nossos cooperados são próximos uns dos outros, temos metas semelhantes e prezamos sempre pela qualidade. É mais que natural que a intercooperação seja um sucesso, e a criação da marca Unium simboliza o excelente resultado que a nossa parceria gera”.

Para Frans Borg, diretor-presidente da Castrolanda Cooperativa Agroindustrial, com sede em Castro, a industrialização dos produtos agropecuários promove ganhos a todos os envolvidos, do cooperado ao consumidor final, com destaque para o controle total da cadeia, além da garantia da qualidade e da segurança dos alimentos. “Os valores de crescimento compartilhado, transparência e dedicação incondicional ao trabalho são apenas alguns dos princípios similares que permeiam nossas atuações”, comenta o executivo. “Essa profunda identificação com suas origens e com o agronegócio paranaense foram fundamentais para selar o momento atual, em que as cooperativas anunciam ao mercado o lançamento da Unium”, conclui Borg.

Erik Bosch, diretor-presidente da Capal Cooperativa Agroindustrial, com sede em Arapoti, lembra que as cooperativas sempre mantiveram sua essência no trabalho e nos produtos industrializados. “Uma das várias vantagens de termos a Unium é que trabalhamos com uma produção 100% própria. Além de oficializar uma união que acontece há muito tempo com a intercooperação, a nova marca é um passo fundamental para o aumento da competitividade do agronegócio local”.

NÚMEROS

As cooperativas que formam a Unium contam com 3 milhões de litros de leite processados diariamente; 115 mil toneladas de grãos moídos por dia; 2,3 suínos por dia e 1,8 mil toneladas de carne industrializadas por mês, exportação para 25 países e 5 unidades industriais.

 

 

 

Imagens

IMG_7255.JPG
capa site1.jpg

Jornal Folha de Irati Rua da Liberdade, 740 Centro, Irati - Paraná,
fone: (42) 3423-2169 e 3423-1588
https://www.facebook.com/FolhaDeIrati

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Folha de Irati