ATENDIMENTO DE QUALIDADE

Governador de província da Argentina parabeniza Santa Casa de Irati

02 Fevereiro 2018 11:05:31

Bárbara Gardin
enfermeiros.jpg
Foto: Bárbara Gardin
Enfermeiros relataram gravidade e atenção ao caso da mulher

O hospital Santa Casa de Irati foi destaque internacional pelo atendimento prestado a uma paciente, natural da província de Tucumán, distrito da Argentina. O governador da região, Juan Luis Manzur, enviou uma nota ao governo do estado do Paraná, elogiando os serviços humanizados que a instituição prestou à mulher. A paciente, que estava em viajem, ficou internada por alguns dias e veio a óbito devido à gravidade de seu problema. Apesar da fatalidade, a atenção da equipe iratiense à mulher e seus familiares foram primordiais, e rendeu elogios do país vizinho.

Segundo relatos, Elizabeth del Valle Galindo, de 39 anos, voltava do litoral paranaense, de ônibus, com um grupo da Argentina, que percebeu que a mesma não se encontrava em seu estado normal após tentarem acordá-la sem sucesso. Ela foi encaminhada pela concessionária que administra a rodovia até a Santa Casa de Irati, no dia 16 de janeiro, em estado de quase coma. O enfermeiro Felipe Visentim, do Pronto Atendimento, recebeu a paciente e junto com a equipe, realizaram a primeira assistência. De acordo com ele, a paciente apresentava um histórico de hepatite medicamentosa, que consiste em uma grave inflamação do fígado causada pelo uso de medicamentos.

carta governador Tucuman.jpgEncaminhada para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), a paciente foi acompanhada pelo doutor Fabiano Guimarães, e pelas enfermeiras, Rosali Staziacki e Luciane Aparecida Batista. “Os familiares foram avisados e mantinham contato via telefone e através do Consulado da Argentina. Em certo momento, a família tentou fazer a transferência para o país, mas ela não se mantinha estável”, conta Luciane. “Ela manteve-se no estado grave e só piorou, por isso não foi possível a remoção da mesma. Por outro lado, a equipe toda se solidarizou com a família, na parte de humanização e assistência total para a paciente”, relata Rosali.

Após sete dias de internamento, a paciente veio a óbito. A Santa Casa, através do setor de Serviço Social e Psicologia, com apoio do Consulado, auxiliou os familiares, que já se encontravam em Irati, nos trâmites para translado do corpo. Apesar de não ser incomum o atendimento a pessoas de outros países, principalmente em período de férias, esse caso teve um diferencial pelo reconhecimento, tantos dos familiares, como do estado argentino.

“A Santa Casa disponibilizou todos os materiais, equipamentos e o que era necessário naquele momento para a paciente, mas o quadro dela era bem grave. A família nos agradeceu muito, foi uma coisa bem gratificantes porque às vezes as pessoas pensam como nossa obrigação, mas receber um elogio desses nos dá um otimismo. Também porque somos referência em atendimento”, expõe a enfermeira Luciane.

Em trecho da nota, o governador Manzur, que também é médico, agradece a solidariedade e profissionalismo do corpo médico do hospital e autoridades. “Agradecemos o excelente serviço recebido pela nossa cidadã e a colaboração dos funcionários do hospital com funcionários do Consulado Argentino e da província de Tucumán”, conforme diz a tradução.

 

Imagens

enfermeiros.jpg
carta governador Tucuman.jpg
capa site1.jpg

Jornal Folha de Irati Rua da Liberdade, 740 Centro, Irati - Paraná,
fone: (42) 3423-2169 e 3423-1588
https://www.facebook.com/FolhaDeIrati

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Santa Chiara Comunicação