VOLUNTÁRIO

Idosos do Asilo Santa Rita recebem a ação “Dia da beleza”

30 Janeiro 2018 14:22:44

Na tarde de sábado (27), o grupo Voluntaria realizou a ação com os idosos fazendo unha, cabelo, barba, bigode e maquiagem

Jaqueline Lopes
dia da beleza 2.JPG
Foto: Jaqueline Lopes
Ação proporcionou sorrisos e alegrias aos idosos no final de semana. Jovens também puderam trocar experiências com os moradores

O último sábado (27), foi de muita e diversão e beleza para os 84 idosos que vivem no Asilo Santa Rita em Irati. Um grupo de voluntários, o Voluntaria, animou o local e cuidou de todos que quiseram participar fazendo corte de unhas, barba, bigode, penteados e maquiagem.

Essa a foi a primeira vez que o grupo participou de uma ação no asilo de Irati, e foram mais de 40 voluntários fazendo os cuidados com a beleza dos moradores. Além disso, eles também conversaram e descontraíram os idosos durante toda a tarde.

A ideia surgiu da parceria entre a instituição e o grupo, que começou com o Dia da beleza, é o que conta a auxiliar administrativo do asilo, Sandra Pacheco. “Nós pensamos juntos o dia e a ação. Hoje é o dia da beleza, eles colocaram para gente e nós achamos ótimo, porque isso faz uma diferença enorme na vida dos idosos”, conta.

Ela também explica que foi preciso pensar em quantidade de pessoas, e que espera que a ação continue. “Pensamos juntos o número de pessoas, são 84 idosos, e se vem muita gente acaba ficando sem fazer nada. De repente dividir essas pessoas que estão dispostas, em um mês vem um grupo, no próximo outro. E não deixar morrer essa ideia”.

A dona Rosa, que está no asilo há mais de 30 anos, conta, com um pouco de vergonha ao falar, mas feliz, que foi muito bom a vinda dos jovens. “Fiz a unha, queria cortar o cabelo, mas não tem aqui, a do pé não quis fazer, porque só eu sei cortar”, comenta Rosa, que conversava com os jovens sobre as experiências que teve na vida.

O responsável pelo grupo Voluntaria, Ricardo Cabral Penteado, diz que o mais importante nessa ação é o vínculo que está sendo criado entre as pessoas do grupo e os idosos.“Hoje nós estamos fazendo cabelo, barba, unha dos senhores e senhoras que vivem aqui. Mais do que isso acho que nós estamos criando um vínculo com eles”, disse.

“Eles estão bem entusiasmados, é uma turma bem heterogênea, você vê que cada um é do seu jeito, mas vê que todos eles têm esse sorriso no rosto. Eles precisam dessa atenção, dessa coisa. É o dia da beleza, mas também para cuidar deles, trocar experiência. Está sendo muito bom para nós, enquanto voluntários, mas tenho certeza que para eles também está sendo muito divertido”, comenta Ricardo ao falar sobre os idosos que participaram da ação.

Segundo ele, a ideia é fazer o Dia da beleza mensalmente. “Essa ação é para ser mensal, é provável que seja todo quarto sábado, mas estamos fechando ainda a data”, comenta. Ele ainda ressalta que espera que o projeto cresça ainda mais. ”Todo tipo de trabalho voluntário que aparecer serão aceitos. E espero que o projeto possa crescer, e ter bons frutos, porque tenho certeza que 30 ou 40 pessoas vão sair renovadas, melhores para enfrentar os nossos problemas”, ressalta.

O GRUPO VOLUNTARIA

O Voluntaria é um grupo, na sua maioria formado por jovens, que surgiu no final do ano passado. As discussões começaram no início do ano anterior, com um grupo de amigos. Depois de algumas discussões surgiu a ideia, a exemplo de outros grupos voluntários, de formar um site.

Para Ricardo, o Voluntaria é uma ferramenta facilitadora para quem quer ajudar, com quem precisa de ajuda. “A gente pensou: Por que não criar um meio e uma ferramenta, um elo, um facilitador entre e aquele que quer ajudar e aquele que mais precisa? E seguindo o exemplo de vários lugares do mundo a gente criou um site, que é o voluntaria.com.br. E o grupo de maneira geral se confunde com o próprio site. Porque lá é justamente o ponto de encontro que tem a intenção de ‘eu vou ajudar as pessoas, eu posso ajudar’”, comenta.

Para ele, a vontade de ajudar ao próximo, de tornar a realidade de alguns mais emocionante é o que motiva o grupo. “A gente percebeu que elas (voluntários do grupo) têm o espirito bom, são boas de coração e a maioria delas querem ajudar. E no site pode encontrar a melhor forma possível para fazer”, explica Ricardo.

 

 

 

 

 

Imagens

dia da beleza 2.JPG
capa site1.jpg

Jornal Folha de Irati Rua da Liberdade, 740 Centro, Irati - Paraná,
fone: (42) 3423-2169 e 3423-1588
https://www.facebook.com/FolhaDeIrati

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Santa Chiara Comunicação