MAIS ESTRUTURA

Irati busca instalação de uma Subdivisão da Polícia Civil

12 Junho 2018 13:24:58

Estrutura poderá abrigar um Instituto de Criminalística e um IML

Kelly Ramos
subdivisão.jpg
Foto: Divulgação
Secretário de Segurança do Paraná, Júlio Reis, recebeu representantes de Irati e o deputado Marcio Pauliki

Para ampliar a estrutura para atendimento à população e melhorar a segurança em Irati e na região, está sendo buscada a implantação de uma Subdivisão da Polícia Civil no município. A Secretaria Municipal de Segurança, contando com apoio de algumas autoridades e de todos os prefeitos da Associação dos Municípios do Centro Sul do Paraná (Amcespar), iniciou o processo junto ao Governo do Estado.

De acordo com o secretário municipal de Segurança de Irati, Luiz Carlos Ramos, a iniciativa começou após o deputado estadual, Marcio Pauliki, solicitar uma emenda de R$ 1,5 milhão ao Estado para a implantação de um Instituto Médico Legal (IML) no município. “Diante desse pedido, houve também a necessidade da solicitação da ampliação da estrutura da Polícia Civil, porque o IML é diretamente atrelado a Subdivisão. Então, o prefeito Jorge Derbli encaminhou um ofício ao deputado Pauliki, que tem dado todo o apoio necessário”, conta.

O presidente do diretório municipal do Partido Progressista (PP) de Irati, vereador Marcelo Rodrigues, também foi acionado. Como pertence à mesma sigla partidária da atual governadora do Paraná, Cida Borghetti, ajudou a fazer o encaminhamento de mais um ofício, o qual relatava a necessidade de uma estrutura maior para a Polícia Civil. “Em pouco tempo, foram gerados sete protocolos, que passaram por diversos departamentos do Estado, até chegar na 13ª Subdivisão, em Ponta Grossa, a qual Irati e todos municípios da região pertencem”, explica.

Nesta quinta-feira (7), aconteceu uma reunião com o chefe da 13ª Subdivisão, delegado Danilo Cesto, que se mostrou favorável ao processo. Ramos fala que o objetivo do prefeito Jorge Derbli é ampliar a estrutura da segurança pública em Irati, o que trará benefícios à população. “Em breve o doutor Danilo estará na região para conversar com as lideranças sobre a criação da Subdivisão, que já tem parecer favorável”, destaca.

Na terça-feira (5), houve uma reunião com o Secretário Estadual de Segurança, Júlio Reis, onde Ramos e o deputado Pauliki solicitaram medidas para implantar a Subdivisão Policial (SDP) em Irati. “É uma necessidade, porque vai atender 10 municípios. A medida iria desafogar a 13ª Subdivisão Policial, sediada em Ponta Grossa, e fortalecer o atendimento da Polícia Civil junto à comunidade. A ideia é que a Polícia consiga atender de forma mais ágil a nossa sociedade. Essa é a política do jeito certo e responsável”, destacou o deputado. O encontro também contou com a presença do comandante da Guarda Municipal, Paulo César Sabatoviski.

O prefeito de Inácio Martins e presidente da Amcespar, Junior Benato, fala que a entidade é parceira dessa iniciativa. “Entendemos que é o melhor para a nossa região, principalmente pelo o que ela pode agregar, como o Instituto de Criminalística e uma extensão do IML”, destaca.

NECESSIDADE

O chefe da 13ª Subdivisão da Polícia Civil, Danilo Cesto, fala que a reunião com o secretário de Segurança Pública de Irati e com o delegado, Paulo Ribeiro, foi esclarecedora. Na oportunidade, foi entregue a ele um ofício assinado por todos os prefeitos da Amcespar pedindo o seu apoio no processo.

Cesto fala que hoje a 13ª Subdivisão atende 19 municípios. “Vemos com bons olhos a implantação de uma Subdivisão em Irati, que vai aliviar a administração feita em Ponta Grossa, dando mais agilidade ao trabalho, melhorando os serviços que são prestados”, ressalta.

O delegado comenta que o município já tem condições de receber uma estrutura maior, por ser sede da 8ª Companhia Independente de Polícia Militar e pela região ter o número de habitantes suficiente. “Sou totalmente favorável e Irati terá uma das maiores Subdivisões do Paraná pelo número de municípios que vai atender”, explica.

O delegado de Irati, Paulo Ribeiro, fala que está animado com o processo em andamento. “O Governo do Estado encaminha recursos diretamente às Subdivisões e estas dividem com os municípios. Além de mais autonomia, teremos mais viaturas e efetivo”, ressalta.

Ribeiro fala que o passo mais difícil é a criação da Subdivisão e que depois disso aos poucos o Estado garante a estrutura, por exemplo, construindo um novo prédio para atendimento ao público, separando o espaço da carceragem. Também a tendência é a implantação de um Instituto de Criminalística e um IML para atender toda a região.

 

Imagens

subdivisão.jpg
capa site1.jpg

Jornal Folha de Irati Rua da Liberdade, 740 Centro, Irati - Paraná,
fone: (42) 3423-2169 e 3423-1588
https://www.facebook.com/FolhaDeIrati

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Santa Chiara Comunicação