CONSCIENTIZAÇÃO

Lotes sujos contribuem para proliferação de insetos e animais peçonhentos

16 Fevereiro 2018 16:04:52

Em Irati são registrados muitos casos de terrenos abandonados. Local sujo é propício para presença de animais que comprometem a segurança dos moradores

Bárbara Gardin
Lote1.jpg
Foto: Melanie Manassés
Além do terreno, calçadas também devem estar limpas para evitar a presença de animais indesejáveis

Cuidar e manter lotes, terrenos e imóveis limpos é dever de todo proprietário. Em Irati, apesar dessa regularização estar na lei municipal 4229/2016, muitos donos não a cumprem e deixam o mato tomar conta do local, contribuindo para a manifestação de insetos e animais peçonhentos. Um dos locais que vem sofrendo com essas visitas inesperadas é o bairro Alto da Gloria, região que também possui muitos registros de espaços abandonados.

A proliferação de animais como barata, rato, escorpião e até cobra, também tem como fator o clima quente e árido de verão. Apesar do bairro ter constantes registros desse animal, é importante manter as calçadas, passeios e arredores do imóvel sempre limpos, evitando o surgimento em massa dos animais. Lotes e terenos abandonados também são frequentes em outras regiões de Irati.

Segundo a secretária municipal de Meio Ambiente e Ecologia, Magda Adriana Lozinski, além da presença de animais, outros entulhos são encontrados no local. “As pessoas também acabam descartando lixo e resíduo. E uma das reclamações frequentes, é que esses espaços estão sendo utilizados como esconderijo por usuários de drogas. São três situações ligadas aos lotes sujos”, disse.

A Secretaria realiza a vistoria dos locais e notifica os proprietários para que limpem o local dentro de 15 dias. Vencido este prazo, a Prefeitura poderá executar a limpeza do imóvel ou passeio, sendo cobrada a multa correspondente acrescida do valor da execução do serviço.  Hoje, a multa está avaliada em R$ 433,80, mais o serviço de limpeza. Segundo Magda, mensalmente são realizadas cerca de 15 notificações à proprietários.

“Eu sei da dificuldade dos proprietários porque eu trabalho com a limpeza da área urbana, e esse mês devido ao clima a gente não vencia. Porém, que fique claro que a gente deve se colocar no lugar do vizinho. É fácil ter um terreno e um bairro e morar em outro. A limpeza e manutenção deste terreno é uma forma de respeito aos moradores. Além de ajudar a evitar a infestação de animais que comprometam a segurança das pessoas”, disse.

Cada proprietário é responsável pelo seu imóvel e terreno, por mais que não foi ele que sujou, mas a responsabilidade é dele, segundo a Secretaria. “Se manter o local cercado e limpo é menos propenso a ter esse tipo de situação”, comenta.

EM ALERTA

Luiz Carlos Lau é morador do bairro Alto da Gloria e conta que já encontrou muitos escorpiões em sua residência. A sua casa fica próximo a um terreno que está completamente abandonado e sujo, fator que pode ter contribuído para a visita inesperada.

“Sempre tem esses escorpiões e geralmente a noite. Nos vizinhos também. A gente sempre está cortando a grama e não deixa crescer muito porque o bicho cria. A maioria dos lotes aqui sempre tem mato. No lote ao lado eu mesmo fiz a limpeza para evitar, mas é preciso mais conscientização de todos”, disse.

Uma nota emitida pela Assessoria de Comunicação de Irati ressalta a importância de manter o local limpo. “Descartar pilhas de madeira, cercas, tijolos, ferro velho e entulhos em geral nas proximidades da residência é um bom primeiro passo para evitar escorpiões, já que são os locais prediletos destes animais. Lembre-se de efetuar esta limpeza com o máximo cuidado. Casas muito próximas à terrenos baldios ou áreas com mato devem, de preferência, ser dedetizadas por empresas especializadas. E onde já houve registro deste tipo de animal, é sempre recomendável sacudir camisas, calças e sapatos, antes de usar. Cuidado redobrado à noite, pois é um animal com hábitos noturnos e se movimenta com muita velocidade. O escorpião também pode subir em paredes, portanto uma das recomendações é afastar as camas das paredes. Todos os acessos à rede de esgotos devem ser bloqueados. O ralo do banheiro deve estar tampado quando não estiver tomando banho, e outras aberturas que deem acesso à rede de esgoto precisam ser tampadas”.

“Pedimos que a população se conscientize e mantenha os lotes limpos. E fica a atenção redobrada em relação aos animais como os escorpiões, é um risco para todos nós, por mais que não tenha em seu bairro, mas pode se proliferar por outras redes. Que possamos nos unir para ao menos minimizar essa situação”

Magda Lozinski - secretária de Meio Ambiente e Ecologia

 

 

Imagens

Lote1.jpg
capa site1.jpg

Jornal Folha de Irati Rua da Liberdade, 740 Centro, Irati - Paraná,
fone: (42) 3423-2169 e 3423-1588
https://www.facebook.com/FolhaDeIrati

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Santa Chiara Comunicação