‘Maio Amarelo’ alerta para trânsito mais seguro

04 Maio 2018 14:22:33

Bárbara Gardin e Assessoria
Logo Maio Amarelo (4).png

Desde a última terça-feira (1º), adentramos em um mês que através de uma campanha, busca conscientizar sobre a imprudência no trânsito. O ‘Maio Amarelo’ tem a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. A quinta edição da Campanha tem como lema “Nós Somos o Trânsito”.

Dados de 2017 da Polícia Rodoviária Federal (PRF), apontam que o Paraná somou quase 90 mil acidentes de trânsito em rodovias. Deste, cerca de 168 mil pessoas ficaram feridas e 6243 perderam suas vidas com a fatalidade. Excesso de velocidade, as ultrapassagens indevidas, a combinação de álcool e direção, a falta de cinto de segurança e o uso de celular ao volante são as cinco principais causas de acidentes de trânsito no país.

O perfil dos acidentes mostra de 70% deles acontecem em vias retas, 75,9% em pistas secas, expondo que a imprudência está aliada aos casos, sem a presença de outros fatores como situações climáticas. Ainda nestes dados, 30,8% dos acidentes aconteceu por falta de atenção, 21,9% por velocidade incompatível e 15,6% por ingestão de álcool.

ATENÇÃO

Nunca é demais falar sobre os cuidados que devemos ter no trânsito. Isso porque este universo contempla não só motoristas, mas também os pedestres, ciclistas, e todo elemento que se encontra na via. Até mesmo quando somos passageiros em um veículo, a postura e o comportamento de não tirar atenção do motorista já é uma contribuição para a segurança de todos.

IRATI

As ações do Maio Amarelo no município iniciam nesta sexta-feira, dia 04, às 09h, com palestra proferida pela Polícia Militar do Paraná e Detran, no auditório da 4ª Regional de Saúde. No mesmo dia, à tarde, será realizada blitz educativa para motoristas na mesma via. A 2ª semana, que vai de 7 a 10 de maio, será empregada para ações nas escolas municipais, englobando os alunos de 1ª a 3ª séries, no período da tarde.

No dia 18, sexta-feira, dentro da 3ª semana, às 10h será realizada uma simulação de acidente na Munhoz da Rocha, em frente à 4ª Regional de Saúde. No período da tarde, neste dia, das 13h às 15h, haverá blitz de conscientização de pedestres. A programação irá até o dia 29 de maio.

CARTILHA

No próximo dia 15, será lançada em Irati a Cartilha Educativa do Trânsito, direcionada aos alunos dos 4º e 5º anos da rede municipal de Educação. O livreto é um conjunto de informações sobre os cuidados que devem ser observados no trânsito, normas a serem respeitadas por todos para que sejam evitados acidentes. A cartilha é um projeto da Secretaria Municipal de Arquitetura, Engenharia e Urbanismo, em conjunto com a Comissão Municipal de Trânsito, e conta com apoio da Guarda Municipal, ACIAI, Iratran, Construtora Cathio e Secretaria de Educação. O lançamento do projeto será às 09h, na Escola Municipal Francisco Vieira de Araújo.

 

Imagens

Logo Maio Amarelo (4).png
capa site1.jpg

Jornal Folha de Irati Rua da Liberdade, 740 Centro, Irati - Paraná,
fone: (42) 3423-2169 e 3423-1588
https://www.facebook.com/FolhaDeIrati

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Santa Chiara Comunicação