ELEIÇÕES

Mais de 80% dos eleitores de Irati e Inácio Martins já fizeram a biometria

05 Dezembro 2017 13:59:26

Entretanto, mais de sete mil ainda precisam fazer o recadastramento. Juiz eleitoral auxiliar de biometria esteve em Irati e avaliou positivamente o processo na região

Bárbara Gardin
IMG_8946.JPG
Foto: Bárbara Gardin
Juiz eleitoral, Marcelo Quentin, foi recebido pela equipe do Fórum e gestores

A 34ª Zona Eleitoral que abrange os municípios de Irati e Inácio Martins, teve um bom desempenho na campanha de revisão biométrica, mas ainda precisa atualizar o cadastro de mais de 7 mil eleitores. Nesta segunda-feira (04), o juiz eleitoral coordenador auxiliar de biometria no Paraná, Marcelo Quentin, esteve no município e avaliou como positiva a operação na região, apesar do número que ainda precisa ser liquidado. O prazo encerra-se no dia 15 de dezembro, e o movimento no Cartório Eleitoral de Irati é intenso, mas ainda abaixo da média, segundo a unidade.

A reunião contou com a participação do prefeito Jorge Derbli, de Irati, e Junior Benato, de Inácio Martins. Também da juíza da 34ª Zona EleitoralMitzy de Lima Santos, da chefe do Cartório Eleitoral, Daisy Cler Filla de Oliveira, e equipe do setor.

NÚMEROS
Segundo o Cartório Eleitoral de Irati, dos 8080 eleitores de Inácio Martins, 87% realizaram a biometria, faltando pouco mais de mil eleitores atualizarem o cadastro. Já no município de Irati, 82% do eleitorado de 43.830, fizeram o recadastramento, faltando ainda cerca de 7.500 eleitores, conforme afirma a chefe da unidade, Daysi Cler Filla de Oliveira.

“Ainda é um número significativo contando que temos mais dez dias para finalizar a operação. O movimento está intenso, mas abaixo do esperado. O mutirão do final de semana resultou em pouco mais de 500 pessoas, número bem abaixo do que aguardávamos. A nossa meta diária é de 450 eleitores, estamos girando em um pouco mais de 250, nos últimos meses”, explicou Daisy.

Apesar do baixo índice diário, Irati e Inácio Martins tiveram grande participação do eleitorado total, em comparação à outras regiões do Estado, segundo o juiz Marcelo Quentin. “A 34ª Zona Eleitoral está de parabéns, alguns municípios do Estado chegaram a 70%, a maioria chega a 85, e aqui temos cerca de 90% e ainda faltam 10 dias para terminar o processo. É um dos maiores números de todo o Paraná, e isso denota o trabalho feito pela juíza, equipe, imprensa e prefeitos dos dois municípios”, destacou.

CONSEQUÊNCIAS
Com 10 dias para finalizar a biometria em Irati e Inácio Martins, Quentin e a chefe do Cartório Daisy, enfatizaram a obrigatoriedade de todos os eleitores em realizar o procedimento. “No âmbito do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a consequência é o cancelamento do título. Ainda, o cidadão não vai poder votar nem ser votado, não poderá emitir passaporte, se inscrever em concurso público ou universidade. Além de outras consequências com a vinculação do nosso cadastro com outros órgãos como INSS e Receita, o qual pode causar a suspensão do CPF, bem como a perda de benefícios do governo”, alertou Daisy.

O juiz destacou que, após o fechamento do prazo e cancelamento do título, os bloqueios de alguns benefícios são de forma imediata. “Algumas coisas são automáticas, como os programas do Governo Federal, como o Bolsa Família, que para sacar o benefício é preciso do título de eleitor, assim como Fies e Minha Casa Minha Vida, que também necessitam do documento. Já na Previdência é de acordo com as revisões da entidade. O ideal é que todos façam a biometria para evitar transtornos”, finalizou.

ATENDIMENTO
O Cartório Eleitoral de Irati atende diariamente das 9h às 18h, com agendamento disponível até às 18h30. Quem ainda não fez o recadastramento biométrico, deve comparecer à sede do -Fórum, na Avenida João Stoklos – Centro, munidos de documentos pessoais, título de eleitor e comprovante de residência.

 

Imagens

IMG_8946.JPG
capa site1.jpg

Jornal Folha de Irati Rua da Liberdade, 740 Centro, Irati - Paraná,
fone: (42) 3423-2169 e 3423-1588
https://www.facebook.com/FolhaDeIrati

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Folha de Irati