AMCESPAR

Observatório Paraná Urbano é lançado em Irati

29 Agosto 2017 11:01:16

O evento foi marcado pela assinatura do termo de cooperação técnica entre o CAU-PR e a AMCESPAR

Vinícius Batista e Vanderlei Kawa
IMG_4649.JPG
Foto: Vinícius Batista
Prefeitos puderam conhecer mais sobre o funcionamento das iniciativas

Na última quinta-feira (24), ocorreu o fórum regional de lançamento do Observatório Paraná Urbano, na sede da AMCESPAR, em Irati. A AMCESPAR é a primeira Associação de municípios a assinar este termo de cooperação técnica junto ao Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná (CAU-PR). 
O presidente do CAU-PR, arquiteto Jeferson Dantas Navolar e o presidente nacional do Instituto de Arquitetos do Brasil, arquiteto Luiz Reis, apresentaram os objetivos do Fórum e do Observatório Paraná Urbano. O evento foi marcado pela assinatura do termo de cooperação técnica entre o CAU-PR e a AMCESPAR.

FÓRUM REGIONAL
O Fórum Regional junto ao CAU-PR tem o objetivo de promover o desenvolvimento das cidades através de maneiras mais inclusivas e sustentáveis. Em função disso, a autarquia federal está implementando ações através do Observatório Paraná Urbano, já lançado nas cidades de Londrina, Curitiba, Pato Branco, Maringá e Cascavel, municípios estes que são sedes do CAU-PR.  

Neste primeiro momento foi firmado um acordo de troca de informações, visando proporcionar aos municípios da região Centro-Sul o desenvolvimento urbano e sustentável dos municípios. A AMCESPAR estará reunindo em um banco de dados dos municípios, questões que evolvem a área urbana das cidades e também das legislações, como os planos diretores, legislação ordinária, planos municipais de saneamento básico e de resíduos sólidos, planos de recursos hídricos, de mobilidade urbana, de arborização e outros que estão em processos de estudo.

Os prefeitos dos municípios da região prestigiaram a solenidade de lançamento do Observatório. O evento também contou com a presença de professores e diretores das Instituições de ensino localizadas em Irati, União da Vitoria e Guarapuava. Participaram também os conselheiros CAU-PR, arquitetos Diorgenes Ditrich, Luiz E. Gomes da Silva e Ronaldo Duschenes e representantes do Parana Urbano-SEDU.  Alguns secretários municipais, vereadores e o presidente do Conselho Gestor Território Centro-Sul e chefe SEAB em Irati, Igor Zampier também marcaram presença.

IMG_4706.JPGPara o presidente do CAU-PR, Jeferson Navolar que no final do ano de 2016, esteve presente na Conferência ONU-HABITAT-Cidades Urbanas, um dos objetivos dos observatórios é também a valorização do profissional arquiteto e urbanista. 

"Estes Observatórios Urbanos serão espaços democráticos que reunirão entidades da sociedade civil, em especial dos arquitetos e urbanistas dos municípios das microrregiões do Paraná, envolvendo as associações organizadas de municípios, instituições de Ensino Superior. Ele também será incorporado aos já existentes observatórios sociais, com o propósito de garantir o direito à cidade inclusiva e sustentável para seus habitantes", afirma Jeferson Navolar.

O presidente da Amcespar, Junior Benato enfatiza o trabalho dos arquitetos e urbanistas e a importância destes profissionais integrarem cada vez mais o quadro técnico dos municípios. "Estes profissionais têm total capacidade de colaborar com o crescimento das nossas cidades, instituindo nos municípios esta nova agenda urbana, com compromisso das administrações municipais, visando sempre garantir o direito à cidade inclusiva e sustentável", diz

Benato menciona ainda que "esta agenda urbana estará fundamentada nos estudos, diagnósticos e iniciativas relativas ao desenvolvimento sustentável das nossas cidades, principalmente das integrantes da AMCESPAR", relata.

Para o presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), Luiz Reis, a chegada do observatório fará com que a região cresça ainda mais e tenha também uma maior disponibilidade de cursos referentes as áreas urbanas. 

"Estamos trazendo para Irati um núcleo do IAB, possibilitando a vinda de cursos que envolvam as áreas de arquitetura e urbanismo, cursos estes que estão com uma grande procura e trarão um série de conhecimentos para os profissionais destas áreas", comenta. 
 


 


 

 

capa site1.jpg

Jornal Folha de Irati Rua da Liberdade, 740 Centro, Irati - Paraná,
fone: (42) 3423-2169 e 3423-1588
https://www.facebook.com/FolhaDeIrati

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Folha de Irati