ESTRUTURA DE FÉ

Paróquia São Miguel: 70 anos de história e evangelização

26 Janeiro 2018 15:15:36

Primeira capela foi construída pelos poloneses, na década de 20. Data especial foi comemorada com celebração na matriz

Bárbara Gardin
IMG_9869.JPG
Foto: Bárbara Gardin
Igreja matriz recebeu nova pintura e passa por processo de renovação

Com uma trajetória de fé e tradição, Irati celebrou nesta quinta-feira (25), 70 anos de fundação da Paróquia São Miguel. Elevada em 1948, sua história teve início cerca de 20 anos antes, através dos imigrantes poloneses. Ao longo dos anos, a igreja avançou em estrutura e número de fiéis, onde recebe centenas deles semanalmente em suas celebrações.

A data especial foi marcada por uma missa de Ação de Graças, na matriz, que lembrou pessoas que contribuíram e que fazem parte desta história, conforme conta o pároco padre Luiz Carlos Mirkoski. “Estamos há um ano falando dos 70 anos da Paróquia, a nossa intenção não foi culminar uma grande festa, mas lembrar e eternizar essa data aos fiéis”, disse. Segundo o sacerdote, a intenção é realizar um evento maior nos 75 anos. As celebrações em alusão ao aniversário da paróquia seguem até segunda-feira (29), dia da tradicional novena de São Miguel.

ESTRUTURAÇÃO

Com a matriz na região central da cidade, a paróquia atende 19 comunidades, mais a colina Nossa Senhora das Graças, na Santa, e o Hospital Santa Casa de Irati. São quatro na cidade e as demais espalhadas pelo interior do município. “É uma grande demanda que atendemos. Todas as comunidades são muito acolhedoras”, expõe o pároco.

Passando por uma fase de renovação, a sede da matriz, recebeu recentemente uma nova pintura externa. Além disso, outros setores também estão em fase de reconstrução. “Estamos em processo longo, mas preciso, de organização e regularização de terreno, planta, adaptação de acordo com as exigências do Corpo de Bombeiros e Vigilância Sanitária, entre outros”, explicou o sacerdote.

À frente da Paróquia há um ano e meio, o padre Luiz Mirkoski ressalta a participação da comunidade na igreja e faz votos para os próximos anos. “A palavra é gratidão, primeiramente à Deus, e a todas as pessoas que fizeram parte dessa história. Não é o padre ou uma liderança que faz a igreja acontecer, é a junção de todos, e graças a Deus chegamos aonde estamos. Com muita esperança almejamos que, a partir de agora, uma nova história se faça, pelo anseio de uma evangelização. Que a Paróquia São Miguel continue sendo uma grande igreja e sinal católico de Irati”, enfatizou.

TRAJETÓRIA DE FÉ

Uma igreja simples, de madeira, construída no mesmo local onde hoje é a matriz. Assim iniciou a história dessa instituição religiosa. A presença forte de poloneses e descendentes, fervorosos na fé, fez com que os devotos construíssem uma capela devotada a São Miguel, que pertencia à paróquia de Imbituva. Mais tarde, a capela passou à Paróquia Nossa Senhora da Luz, a primeira de Irati, onde permaneceu por cerca de 13 anos, até obter sua elevação em 1948.

Segundo o professor José Maria Gracia de Araújo, que vivenciou o avanço da igreja, a instituição teve grande influência de José Smolka, que chegou a Irati trazido por seu avô, Manoel Gracia. “Os imigrantes que aqui estavam sentiam uma grande necessidade de professar a sua fé em sua língua. Com isso, Smolka liderou o grupo de poloneses na elaboração e construção da capela São Miguel. Foi uma personalidade importante para que a igreja se fundasse”, conta o professor.

capela madeira.jpgCom ritos e celebrações rezadas em sua etnia, a comunidade polonesa teve grande ascendência em Irati. Professor Araújo lembra com carinho dos tempos antigos. “Eu morava na rua Coronel Gracia, e nos domingos de manhã, ficava na janela observando os poloneses que vinham na missa na igreja São Miguel. Passavam com suas carrocinhas, mulheres e crianças com trajes típicos. Eram muitos, algo extraordinário de ver”, conta.

Com o passar dos anos e após a elevação, os padres Vicentinos assumiram a nova Paróquia, e somente em 1996 passou aos cuidados pastorais dos padres diocesanos.  No decorrer dos tempos, as etnias foram se misturando e agregando mais costumes e devoções.

 

 

Imagens

IMG_9869.JPG
capela madeira.jpg
capa site1.jpg

Jornal Folha de Irati Rua da Liberdade, 740 Centro, Irati - Paraná,
fone: (42) 3423-2169 e 3423-1588
https://www.facebook.com/FolhaDeIrati

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Santa Chiara Comunicação