ACESSO AO INTERIOR

Patrulha Rural recupera 10 quilômetros de estradas em Irati

27 Dezembro 2017 17:47:45

Programa é desenvolvido pelo Governo do Estado para apoiar municípios neste tipo de serviço

Adriana Souza
WhatsApp Image 2017-12-27 at 11.14.19 (2).jpeg
Foto: Vanderlei Kawa
Melhorias na estrada vão beneficiar acessos a diversas comunidades daquela região

A extensão das estradas rurais faz com que muitos municípios enfrentem dificuldades na conservação e manutenção destes trechos, por isso o Governo do Estado vem desenvolvendo o Programa Patrulha Rural -  que é um conjunto de maquinários disponibilizados aos municípios através dos consórcios regionais.

Um dos primeiros municípios da região a finalizar os trabalhos é Irati. Foram executados 10 quilômetros da comunidade de Pirapó até a Linha de Guamirim. Os serviços tiveram início no dia 4 de outubro e foram concluídos no dia 26 de dezembro.

Para o prefeito Jorge Derbli, essa parceria entre o Município e o Governo do Estado é fundamental, ainda mais pela vocação agrícola dos municípios que compõem a nossa região. “Só tenho a agradecer ao governador Beto Richa, sempre olhando pela nossa região, e ao bom desempenho da Amcespar na condução destes convênios”, declara.

“Sinto apenas que a parte burocrática atrasou muito o início das frentes de trabalho. Perdemos produtividade exatamente num período em que havia poucas chuvas. Mas, para municípios como o nosso, é vital que o Paraná continue com esse programa”, comenta.

Derbli ainda complementa que considera muito pouco apenas uma Patrulha Rural para atender 10 municípios. “Já no início do ano que vem, vou reforçar a reivindicação junto ao governador e sua equipe, de termos, pelo menos, mais uma patrulha para atender os municípios da nossa região”.

O agricultor Alberto Carlos Neumann, que mora há 46 anos na comunidade de Pirapó, neste tempo nunca tinha visto a estrada assim. “Antes tínhamos muitas dificuldades, principalmente em tempo de chuva, os caminhões encalhavam que as vezes nem trator conseguia puxar, tinha que transferir a carga”, relembra.

Neumann comenta que entre as melhorias após a passagem da Patrulha Rural está o alargamento da estrada. “Hoje as máquinas agrícolas são grandes, dependendo do trecho de encontro não era possível passar dois carros grandes, agora sim”, menciona.

Ele relata ainda que as obras ocorreram através do diálogo com os agricultores. “As equipes vinham e conversavam com os moradores por conta da necessidade de afastar as cercas, ouviam nossa parte também, isso foi uma coisa bem positiva”, elogia Neumann.

A Amcespar e o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional (Conder) têm papel fundamental na execução do programa Patrulha Rural. A iniciativa começou seus serviços  em Irati e na sequência segue para, Teixeira Soares, Fernandes Pinheiro, Guamiranga, Rebouças, Rio Azul, Mallet, Inácio Martins, Imbituva e Prudentópolis.

 

IMG_9670.JPG

Neumann é um dos beneficiados com as melhorias na estrada do Pirapó

Foto: Nilton Pabis

 

Imagens

IMG_9670.JPG
WhatsApp Image 2017-12-27 at 11.14.19 (2).jpeg
capa site1.jpg

Jornal Folha de Irati Rua da Liberdade, 740 Centro, Irati - Paraná,
fone: (42) 3423-2169 e 3423-1588
https://www.facebook.com/FolhaDeIrati

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Santa Chiara Comunicação