IRATI A SÃO MATEUS

Pepe Richa visita Irati e anuncia audiência pública

19 Abril 2017 14:10:14

Secretário explanou sobre o andamento do projeto de pavimentação da PR-364

Bárbara Gardin
unnamed.jpg
Foto: Assessoria

Nesta segunda-feira (17), o secretário de Infraestrutura e Logística do Estado, José Richa Filho, Pepe Richa, esteve no gabinete do prefeito Jorge Derbli, para explanar sobre o andamento do projeto de pavimentação da PR-364, estrada que liga Irati a São Mateus do Sul. Na oportunidade, o secretário confirmou a realização de audiências públicas nos dois municípios.

A pavimentação da estrada de Irati a São Mateus, orçada em R$ 140 milhões, é uma parceria entre o governo do estado e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que está com um pacote de financiamento de obras rodoviárias em todo o Paraná. Ao todo, são 435 milhões de dólares, sendo 235 milhões parte do financiamento BID, e 200 milhões, a contrapartida do estado.

A audiência, marcada para o dia três de maio, servirá para expor todos os requisitos do projeto, bem como as mudanças necessárias na via. Segundo o secretário, esse é mais um passo importante para a realização da obra, que, ao que tudo indica, deve começar no início do próximo ano.

“Vínhamos discutindo com o próprio BID para adiantar o projeto. Agora com essas audiências marcadas, isso se torna uma realidade. Já temos um cronograma de eventos como esse. A partir disso, acredito que tudo deve transcorrer bem, pois é uma reunião técnica para colher informações da região”, pontua Richa.

PRAZOS
Com a realização das audiências, o projeto ganha um andamento ainda maior, e terá o processo licitatório internacional aberto. Esse trâmite pode levar até seis meses para finalizar. Segundo o secretário, é importante que isso ocorre ainda no primeiro semestre, para que até o final do ano seja finalizado e assim poder dar início a obra.

“Acredito que pelos prazos que estamos trabalhando, esperamos começar a obra no início do ano que vem. Este projeto foi colocado como prioridade pelo BID, devido a sua ‘clareza’, em várias questões. Isso porque, ao longo dos anos nós não perdemos tempo em agilizar a situação, o que facilitou de tal forma que foi colocada como prioridade nesse hall de obras”, comenta.

Richa enfatiza a importância da realização desta obra, que, além de melhorar a trafegabilidade, proporciona o movimento da economia. “Eu entendo que o país para sair da crise precisa investir em infraestrutura e em regiões que demandam isso. Esta obra também vai gerar empregos, e traz para região mais desenvolvimento social e econômico”.

OUTRAS DEMANDAS

Satisfeito com a visita do secretário, o prefeito Jorge Derbli aproveitou para falar sobre outras necessidades que o município precisa. Entre elas, está a pavimentação da estrada que liga Irati ao distrito de Gonçalves Junior. O projeto, avaliado em quatro milhões de reais, prevê a pavimentação de 13 quilômetros da estrada que dá acesso à comunidade. “Foi feito o reparo emergencial no local, mas precisamos de aporte financeiro do estado para fazer de vez por todas o serviço que deve ser feito nessa estrada”, comenta o prefeito.

O secretário afirma que está ciente da necessidade do local, e o esforço será grande para que a obra aconteça. “Eu tive a oportunidade de visitar o local e sei dessa necessidade. Fazemos um esforço grande junto ao prefeito, demostrando que mais uma vez o estado, por determinação do governador Beto Richa, é municipalista, e estende as mãos para as prefeituras. Vamos fazer uma parceria. Já está protocolado o processo e estamos lutando para encontrar uma solução”, destacou Richa.

Outro assunto que foi colocado em pauta, é o apoio para a construção de um Centro de Eventos para Irati. Derbli apresentou o projeto ao secretário que sinalizou positivamente para o mesmo e também para as demais solicitações.

“Tenho uma ligação familiar na cidade e fico sensibilizado. O prefeito Jorge tem boas ideias para o município e busca parcerias. A gente estuda as possiblidades de como podemos ajudar. Faremos todos os esforços para ajudar nestes pedidos e todos os outros”, finalizou.

capa site1.jpg

Jornal Folha de Irati Rua da Liberdade, 740 Centro, Irati - Paraná,
fone: (42) 3423-2169 e 3423-1588
https://www.facebook.com/FolhaDeIrati

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Folha de Irati