DA NOSSA TERRA

Piloto de Teixeira Soares 'acelera' e disputa competição nacional

19 Julho 2017 11:10:56

Jovem ganha destaque e compete pela primeira vez com pilotos de todo o país

Bárbara Gardin
PILOTO USAR ESSA.JPG
Foto: Grelak Comunicações
Edson Henrique Bueno é destaque em competições automobilísticas

Teixeira Soares além de ser um município rico em cultura e tradição, também possui muitos talentos. Um deles é um jovem piloto de carro, que vem ganhando destaque em competições estaduais, e atualmente disputa uma corrida a nível nacional. O nome do município percorre junto com ele várias regiões do Brasil.

Edson Henrique Bueno, 21 anos, natural de Teixeira Soares, começou a atuar no ramo automobilístico há alguns anos e já acumula muitos troféus. Atualmente, está concorrendo ao Campeonato Brasileiro de Marcas, que reúne veículos comuns com motores adaptados à corrida, sendo uma das principais competições no Brasil.

A primeira prova aconteceu em Cascavel, onde ele se classificou em terceiro colocado. Já em Curitiba, na segunda etapa, ficou com a primeira colocação. O próximo desafio será em Goiânia, no final do mês. "Estou feliz com os resultados, se não fosse minha família apoiando, não iria dar certo. Além da equipe que me ajuda também. É um conjunto. Estou bem confiante", afirma.

TRAJETÓRIA

Deste os sete anos de idade, Bueno se dedica ao esporte sobre quatro rodas. Ele afirma que a paixão pela modalidade começou cedo e só foi aumentando. "No início dividíamos um carro de kart entre eu, meu pai e minha irmã. Mais tarde cada um conseguiu o seu, e quando vi já estava correndo. Aí começamos a ganhar as corridas, tanto eu, quanto minha irmã, que também anda muito bem", elogia.

Foi então que o sucesso do jovem na modalidade teve que ser interrompido, pois o campeonato de Kart de Irati, onde participava, teve uma queda. Com isso, Bueno trocou a pista pela terra, e passou a competir na modalidade chamada Gaiola Indor, onde o veículo é uma gaiola tubular, e a corrida é em solo bruto.

Apesar da mudança rústica, ele foi campeão paranaense na categoria. O próximo desafio do piloto foi encarar a competição de Velocidade na Terra, desta vez com um Fusca. Campeão novamente. E no ano de 2014, levou o troféu com duas provas de antecedência.

Um ano mais tarde, de volta ao asfalto, a vitória veio mais uma vez em campeonato. Ele relata que se adaptou fácil a mudança de tração traseira para dianteira. O número de conquistas foi aumentando, e o desejo de seguir adiante também.

SONHOS E DEDICAÇÃO

Um marco importante para o jovem foi a oportunidade de treinar na Stock Car Light, que é uma categoria de acesso à Stock Car, a qual Bueno almeja alcançar. "É preciso andar um ano lá. Fizemos uma prova em Curitiba e saímos bem, apenas com algumas falhas de equipe, que acontecem. Fomos fazer um treino em São Paulo e também gostamos, mas sem patrocínio não tinha como ir para frente", comenta.

A competição nacional a qual está disputando é semelhante a uma corrida de Fórmula 1 com treinos e definição de largada. Aproximadamente 40 carros estarão no grid. A preparação do piloto é constante. "Para treinar é só antes da corrida, mas eu venho treinando em um simulador e vejo muitos vídeos", conta. A velocidade em média atingida pelo veículo nesta competição é de 198 km/h, podendo chegar a 280 km/h em curvas.

"Em realção a segurança, todos os pilotos são bem responsáveis. Comigo aconteceu um acidente apenas, mas nada de grave. É um esporte, uma categoria pequena, todos têm que descer do carro e trabalhar na segunda-feira, é assim que a gente pensa", diz.

Vindo de uma família de empresários de Teixeira Soares, a paixão por carros também motivou Bueno a ter o seu negócio no município. Além de se dedicar ao esporte, ele possui uma empresa de auto center. “Eu gosto deste setor e meus carros sempre foram diferentes. Com 18 anos resolvi abrir a empresa. Hoje faz quase quatro anos que atuo no ramo”, enfatiza.

 

 

capa site1.jpg

Jornal Folha de Irati Rua da Liberdade, 740 Centro, Irati - Paraná,
fone: (42) 3423-2169 e 3423-1588
https://www.facebook.com/FolhaDeIrati

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Folha de Irati