PRODÍGIO

Por dois anos consecutivos, aluna de Irati tira 10 em todas as matérias

06 Março 2018 15:01:49

Mariana Parteka é destaque no Colégio Estadual Trajano Grácia. Ela também é talentosa na arte do desenho em realismo

Bárbara Gardin
IMG_4838.JPG
Foto: Bárbara Gardin
Mariana Parteka é destaque da educação pública iratiense. Ela há dois anos só tira nota 10

Nota dez. Por quantas vezes conseguimos esse resultado em nosso período de estudos? O quão difícil pode ser atingir a nota máxima? Em Irati, uma aluna tem conquistado essa marca de maneira excelente. Por dois anos consecutivos, ela tirou nota 10 em todas as matérias, em todos os bimestres.

Mariana Parteka é aluna do 9º ano do Colégio Estadual Trajano Grácia, em Engenheiro Gutierrez, e desde o 7º ano não existe outra nota em seu boletim a não ser o 10. Anteriormente ela também já atingia essa marca, mas por dois anos, os algarismos um e zero juntos, estão presentes em sua vida. Dedicada nos estudos, a aluna comentou sobre essa conquista.

“O segredo é prestar atenção na hora certa. Se não entender, perguntar a professora e conferir em casa. Também gosto muito de ler, com a leitura aprendemos novos vocabulários, além de ajudar na escrita ”, comenta.

Sobre sua rotina, Mariana expõe que é dentro do padrão de qualquer jovem de sua idade. “Tenho uma rotina normal, como de qualquer aluno.  Não fico horas estudando, apenas quando necessário como para fazer provas. O que eu faço mesmo é prestar atenção na aula”, explica.

Para a sua professora de matemática, Patrícia Ramos, a aluna é um caso raro de se encontrar nas salas de aula. “É muito difícil, os alunos de hoje não são interessados em estudar e não tem esse hábito. São poucos os que se dedicam. A probabilidade é mínima de alunos que conquistam por muitas vezes a nota dez, o caso dela então é raro”, fala.

Além disso, a professora destaca o espírito de companheirismo da aluna, que não guarda o conhecimento para si. “Mariana não é egoísta, ela sempre ajuda os demais colegas. Uma aluna excelente”, afirma.

SOLIDÁRIA

Quem também sente os reflexos do bom desempenho de Mariana, são os seus colegas de classe. Para a aluna, Maria Fernanda Girardi, Mariana é um exemplo a ser seguido. “Ela é muito dedicada, sempre compartilha com a gente e inspira muito os alunos, inclusive eu, que busco sempre me espelhar nela”, disse a estudante.

Ela relata que também conquistou a nota máxima, em todas as disciplinas durante um bimestre. “Ela me inspirou e inspira também outros alunos, que já conseguiram tirar nota 10, porque ela ajudou”, conta.

DICAS

Diante desse sucesso nos estudos, Mariana comenta sobre como atingir esse objetivo. “Acredito que não tenha muito segredo. A base é prestar atenção, porque quando você presta atenção o assunto entra mais fácil na sua cabeça. Qualquer dúvida deve pedir ajuda e entender o assunto. Ler é muito bom, um exercício que com certeza ajuda muito nos estudos de forma geral”, explica.

TALENTO

A jovem, além de ser uma ótima aluna, possui um dom para o desenho. Ela especializou-se na arte em realismo, mas sua formação não veio de uma instituição, apenas da prática. “Desde pequena eu sempre gostava de desenhar, mas há uns dois anos eu me especializei em realismo. Nunca fiz curso nem aula sobre isso, é só o talento”, diz. O processo de criação ocorre em três passos. “Em média de um desenho leva cerca de 4 a 6 horas para fazer, começando pelo esboço, depois delimitando os traços e fazendo os sombreados”, conta.

O trabalho feito por Mariana impressiona pela qualidade e profissionalismo. Geralmente desenha pessoas, entre elas famosas, além de paisagens e animais. Mariana costuma postar seu trabalho nas redes sociais, e tem recebido retorno de artistas, inclusive internacionais, como o cantor Robert Dobbs, que publicou em seu perfil os desenhos feitos pela jovem. Além da atriz, Katherine McNamara, da série Shadowhunters, a qual Mariana é fã, que curtiu no Instagram o trabalho da estudante.

Mariana também faz desenhos por encomenda, que pode ser conferido através das páginas no Facebook e Instagram – Art Mariana Parteka.

 

 

 

 

 

Imagens

IMG_4838.JPG
capa site1.jpg

Jornal Folha de Irati Rua da Liberdade, 740 Centro, Irati - Paraná,
fone: (42) 3423-2169 e 3423-1588
https://www.facebook.com/FolhaDeIrati

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Santa Chiara Comunicação