INFRAESTRUTURA

Projeto de revitalização da Praça Tiradentes é concluído

12 Junho 2018 13:34:10

Projeto foi feito pela Amcespar e já foi apresentado em audiência pública

Jaqueline Lopes
praça.jpg
Foto: Reprodução
Esboço em 3D de como ficará a praça Tiradentes depois de revitalizada. Projeto foi feito pelo arquiteto Diorgenes Ditrich da Amcespar

A praça central de Rio Azul, a Tiradentes, pode receber uma revitalização em breve. O projeto já foi concluído com toda uma estrutura nova para deixar o local com mais acessibilidade e beleza. A construção será o marco do centenário do município, comemorado este ano.

O projeto da praça foi desenvolvido em conjunto com prefeitura e a Associação dos Município do Centro Sul do Paraná (Amcespar), em que o arquiteto responsável e autor do projeto é o Diorgenes Ditrich, da Amcespar.

A praça terá pontos característicos do município, além de toda a estrutura nova dividida em quatro espaços, para atender toda a interação social. A conclusão deve levar cerca de oito meses, porém ainda está em discussão.

O arquiteto Ditrich explica que a revitalização da praça não irá interferir na origem. “Dentro da concepção da praça, ela não vai perder a sua originalidade. A gente optou por dividir em quatro gerações. Com espaço para crianças, pais, adolescentes e idosos”, explica.

Para ele, a praça será melhorada e trará benefícios para a população de Rio Azul. “A praça tem um desnível muito grande, em uma dimensão de 100 metros. Ela está totalmente em desuso, no sentido de atender as normas mínimas, técnicas, como o cadeirante. Hoje é deficitária. É isso que a gente está fazendo, esse trabalho de adaptação”, enfatiza.

O prefeito, Rodrigo Solda, explica que a praça terá uma concepção e propósito de uma intervenção urbanística. “Queremos corrigir os desníveis e eliminar obstáculos para que qualquer pessoa possa adentrar nos espaços que formam o local e traçado existentes do local. Na concepção do projeto o propósito é dar vida ao local provocando as pessoas de bem e, em todas idades, quererem lá permanecer. A ideia é disponibilizar pela colocação de equipamentos”, comenta.

Solda ainda informa que a praça precisa de uma revitalização. ”A praça se tornou obsoleta não pela falta de beleza, pois continua linda! As adequações que vislumbramos são para aumentar o uso e cuidado com o bem público”, disse o prefeito.

ESTRUTURA

Os quatro espaços da praça serão divididos por uma rua da cidadania no meio. Segundo o arquiteto, a rua terá uma faixa azul, representando o município de Rio Azul, e também terá mais acessibilidade.

A revitalização da praça considerou suas características culturais, respeitando a memória coletiva de uma cidade. “Nós criamos um conceito de manter as quatro gerações em harmonia familiar. Com as crianças, pelo play-ground, para os pais a academia ao ar livre; para adolescentes o incentivo ao esporte, com a quadra poliesportiva, e para os idosos também com academias ao ar livre e mesa de jogos”, comenta o arquiteto Ditrich.

Além destas modernidades, a praça Tiradentes também contempla, postes de iluminação simples e duplos, com super postes com quatro pétalas, bancos em madeira tratada simples e duplos; mesas de jogos; academia ao ar livre; espaço para chimarródromo; anfiteatro; sanitários em formato arredondado; feiras; play-ground; paisagismo; pergolados; pista de caminhada no seu em torno, assim como estacionamento e travessias elevadas para pedestres.

De acordo com o prefeito, a rua da cidadania será importante para os eventos festivos do município. “Ao centro será feita uma planificação do desnível para possibilitar eventos cívicos e festivos através da colocação de barracas, tendas, quiosques e melhor ainda uma cobertura móvel, quando precisar, para proteger das chuvas e intemperes permitido a realização de atos públicos mesmo em situações adversas”, explica.

ACESSIBILIDADE

Uma das adequações que será feita na praça é em relação a acessibilidade. Tudo será normalizado para que o local tenha toda a acessibilidade necessária para receber quem precisa. Já na entrada da praça terá rampa, os banheiros também serão adaptados, e em toda a extensão do espaço será vista a acessibilidade.

POLÊMICA

A revitalização da praça gerou discussão entre a população de Rio Azul, devido ela ter sido criada em comemoração aos 50 anos do município, em 1968. Por isso, o arquiteto Diorgenes Ditrich, juntamente com o prefeito Rodrigo Solda e o secretário de Planejamento apresentaram na audiência pública, no dia 29 de maio, o projeto. Também tiraram as dúvidas da população que estava presente.

Na apresentação a afirmação foi que a praça manterá a característica de marco histórico do município. “Pedimos que a população avalie isso, o conceito da praça. Nós tomamos toda a preocupação para que ela mantivesse a sua originalidade, essa era a preocupação, porque a praça é um lugar central tem uma história de preservação dela. E a gente tomou muito cuidado com isso. E é importante frisar que não há custo para o município a elaboração do projeto, basta manter a mensalidade da Amcespar”, destaca o arquiteto Ditrich.

 

 

 

 

Imagens

praça.jpg
capa site1.jpg

Jornal Folha de Irati Rua da Liberdade, 740 Centro, Irati - Paraná,
fone: (42) 3423-2169 e 3423-1588
https://www.facebook.com/FolhaDeIrati

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Santa Chiara Comunicação