IMAGEM DE NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS

Projeto que visa novo feriado gera debates entre entidades

15 Junho 2018 15:29:42

Projeto vem fomentando conversa entre comércio, religiosos e sociedade

Bárbara Gardin
CAPA.JPG
Foto: Bárbara Gardin
Monumento em Irati é um dos maiores do mundo e está há mais de 60 anos no município

Presente em Irati há 61 anos, a imagem de Nossa Senhora das Graças, no alto da colina, é o cartão postal da cidade, além de sinal de devoção por muitos fiéis. Mas o monumento tem sido assunto nos últimos dias, devido ao Projeto de Lei número 006/2018, proposto pelo presidente da Câmara de Irati, vereador Helio de Mello, que visa instituir no calendário oficial de feriados do município, o dia 27 de novembro, em comemoração ao dia de Nossa Senhora das Graças.

Parlamentares, comerciantes, sociedade e Igreja Católica tem debatido sobre o tema e o assunto vem se prolongando. O PL foi retirado de pauta da última sessão, e deve ter duas votações. Um dos principais quesitos apresentados é sobre o impacto que mais um feriado causaria na economia do município, com as portas do comércio fechadas nesta data.

POSICIONAMENTOS

A Associação Comercial Empresarial de Irati (ACIAI), informou através de sua assessoria que organizou uma reunião na sexta-feira, 1º de junho, com empresários, entidades e líderes religiosos, onde debateram sobre o assunto. Como resultado desta reunião, o empresariado através da Aciai pretende apresentar uma proposta para que ao invés da criação do feriado, o município organize um calendário festivo oficial, que alie o fomento do turismo religioso e estimule o desenvolvimento comercial neste período. A entidade usará a tribuna da Câmara na sessão desta terça-feira, 12 de junho para apresentar suas propostas.

Responsável pela administração das celebrações e atividades do monumento, a Paróquia São Miguel, através de seu pároco, padre Luiz Mirkoski, comunicou que irá utilizar a palavra livre da Câmara, na sessão do dia 19 de junho, e até lá não vai emitir um parecer oficial sobre o caso.

A equipe da Comissão de Manutenção da Imagem de Nossa Senhora das Graças, reafirmou que segue o posicionamento da Paróquia São Miguel, mas diz ser favorável ao projeto. “Estamos trabalhando para que, num futuro próximo, tenhamos a criação do Santuário em nossa cidade”, disse o presidente da Comissão, Mário Martins.

NA CÂMARA

O preponente do PL, vereador Helio de Mello, disse na sessão que “o objetivo é criar discussão mesmo, é fomentar. Tenho convicção que o município deverá auxiliar sim nesta condição de fomentar o turismo”, afirmou. A nossa reportagem entrou em contato com o parlamentar disponibilizando um espaço para suas considerações nesta matéria, mas o mesmo afirmou que vai se posicionar após a sessão desta terça-feira (12), data que a edição já está circulando.

O vereador Rogério Luis Kuhn (PV), foi o único parlamentar que compareceu à reunião proposta pela Aciai. Ele inicialmente pediu vistas do projeto. Também usou a palavra da sessão da Câmara para falar sobre o assunto, onde indica que “um feriado não prestigia a altura e o valor da imagem e uma semana alusiva à Nossa Senhora de domingo a domingo, movimentaria milhares de pessoas, enquanto que um feriado não vai atrair turistas e o comércio estará fechado com prejuízos. Uma semana turística de Nossa Senhora das Graças, seriam mais dias de comemoração”, destacou Kuhn, em nota enviada pela assessoria do legislativo.

OPINIÃO

Nas redes sociais, as publicações que acercam o assunto são cheias de interatividade e comentários. A maioria deles favoráveis ao projeto. A Folha de Irati realizou uma enquete, através de suas redes sociais, e a maioria dos internautas votaram que dia 27 de novembro deve ser feriado.  Em resultado parcial, até a conclusão desta reportagem, 79% votaram sim, e 21% não ao Projeto de Lei. A votação pode ser conferida em nosso perfil no Instagram @jornalfolhadeirati.

 

 

 

Imagens

CAPA.JPG
capa site1.jpg

Jornal Folha de Irati Rua da Liberdade, 740 Centro, Irati - Paraná,
fone: (42) 3423-2169 e 3423-1588
https://www.facebook.com/FolhaDeIrati

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Santa Chiara Comunicação