PROJETO CORAÇÃO GUERREIRO

Projeto retrata superação de portadoras de câncer

14 Novembro 2017 13:48:59

Parceria entre fotógrafa e maquiadora tem feito a diferença na vida de quem participar da iniciativa

Bárbara Gardin
22728919_1170742763055822_3298813030917932520_n.jpg
Foto: Alessandra Rodrigues
Camila Ramos Eidam é uma das modelos do projeto

Utilizar do seu ramo profissional para promover o bem ao próximo. Foi baseado neste contexto, que a fotógrafa Alessandra Rodrigues, e a maquiadora, Dayanne Ratuchinski, de Imbituva, criaram o projeto “Coração Guerreiro”. A iniciativa reúne beleza, arte, superação e valorização da autoestima através de um ensaio fotográfico. Nele, são convidadas mulheres que passaram ou ainda enfrentam a luta contra o câncer, e desejam inspirar outras pessoas através da sua força de vontade.

A ocasião é como se fosse um ‘dia de princesa’. A participante é contemplada com maquiagem completa e uma sessão de fotos com vídeo, ambos profissionais. As imagens servem de arquivo para a mesma, e também podem ser publicadas em redes sociais, mas tudo passa pela aprovação da cliente.

“Há convite e há respeito. Até no tipo de maquiagem e estilo de fotos é de acordo com o gosto das clientes. Tudo depende delas. Se não quiser postar no Facebook a gente não posta. A ideia do projeto é ajudar elas, sem nenhum tipo de promoção pessoal ou profissional”, explicam as organizadoras.

Inspiradas pela campanha Outubro Rosa, a iniciativa teve início no mês passado e vem ganhando repercussão. “Nós não sabíamos que iria dar tão certo. Para mimCamila.jpg a inspiração foi pelo que minha mãe passou, eu vi o quanto era difícil e senti que eu tinha que ajudar alguém. Eu depois que maquio volto para casa renovada. Elas passam força, estão sorrindo, dispostas a lutar e gostam de contar sua trajetória. Se sentem até mais forte depois do relato”, comentou a Dayanne.

Para Alessandra o sentimento é semelhante. “A ideia era fazer um dia diferente, mas tomou uma proporção gigante. Recebemos muitas palavras de apoio. Foi uma experiência para nós também, porque vendo a luta delas a gente vê que muitas vezes problema que temos é muito pouco perto desta situação. Elas têm um exemplo de fé contagiante”, conta.

DEPOIMENTOS
Camila Ramos Eidam, 24 anos, que estampa a capa desta edição, é uma das participantes da iniciativa. Ela luta contra um câncer de mama. “Quando as meninas me convidaram eu achei muito legal, logo gostei porque era uma coisa diferente da minha rotina de casa-hospital. Recebi muitos relatos de mulheres que se sentiram encorajadas após assistirem meu vídeo. Foi um meio de chegar em algumas pessoas que eu não conseguiria pessoalmente, essa iniciativa ajudou muito as pessoas. É preciso que tenha mais projetos assim, não só relacionado ao câncer, mas na sociedade”, comenta.

Outra portadora que falou sobre o desafio enfrentado foi Karina Alves da Rocha Fagundes, de 30 anos A manifestação da doença foi no colo do útero. “Acho que cada uma que participou trouxe esperança, força e fé a tantas pessoas que passam por esse tratamento, seja com elas mesmas, ou na família. É preciso mostrar que tem como vencer, que é possível sim, que elas precisam acreditar, ter essa fé que me moveu, e encarar de frente o que tiver de enfrentar. Esse projeto, sem dúvidas, veio para fortalecer, trazer uma visão mais ampla do que é a doença. Que essa iniciativa tome proporções gigantes, pois tenho a plena certeza de que influenciará no tratamento e na cura de muitos”, destacou.

As sessões são realizadas em Imbituva, mas o projeto é aberto a todas as mulheres da região que queiram participar.  As profissionais buscam fazer uma sessão a cada mês, a fim de não deixar que o assunto se acabe, segundo elas.

Karina.jpg


















Gratidão é a palavra que define o projeto para Karina Rocha

Foto: Alessandra Rodrigues

 

 

Imbituva projeto fotógrafa e maquiadora.jpg











Dayanne e Alessandra, de Imbituva, se uniram em prol de um bem maior. A ideia é contar uma história inspiradora por mês, e atender mulheres da região

Crédito: João Almeida

Imagens

Karina.jpg
Imbituva projeto fotógrafa e maquiadora.jpg
Camila.jpg
22728919_1170742763055822_3298813030917932520_n.jpg
capa site1.jpg

Jornal Folha de Irati Rua da Liberdade, 740 Centro, Irati - Paraná,
fone: (42) 3423-2169 e 3423-1588
https://www.facebook.com/FolhaDeIrati

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Folha de Irati