IRATI A SÃO MATEUS DO SUL

Recurso para pavimentação da PR-364 recebeu aval da presidência da república

05 Dezembro 2017 16:06:44

O pedido de empréstimo do Paraná seguiu nesta segunda-feira (4) para o Senado

Kelly Ramos e AEN
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Foto: Divulgação
Governador Beto Richa esteve em Brasília, onde foi recebido pelo presidente Michel Temer, que assinou o aval ao Estado

A operação de crédito entre o Governo do Paraná e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), no valor aproximado de R$ 764 milhões (US$ 235 milhões), seguiu para o Senado nesta segunda-feira (04), logo após reunião do governador Beto Richa e o presidente da República, Michel Temer.  
Nesta terça-feira (5), a operação foi aprovada pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado. Um parecer favorável ao empréstimo internacional foi lido na CAE pela senadora Lúcia Vânia (PSB-GO). O documento foi aprovado sem debate, em votação simbólica. 
O pedido de empréstimo do Paraná já foi autorizado pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e pela Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN). Agora, com aval da presidência, cumpre a última etapa do processo de concessão de financiamentos internacionais aos Estados.
Com esse valor, uma das obras que será realizada é a pavimentação asfáltica da PR-364, no trecho que liga Irati a São Mateus do Sul. A obra, que custará aproximadamente R$ 140 milhões e já conta com todos projetos necessários, é solicitada por representantes da região e pela comunidade há pelo menos cinco décadas.
“Nossa expectativa é de que a liberação ocorra no menor prazo possível. É um projeto importante, que está sendo discutido há tempos e vai ajudar a modernizar a infraestrutura rodoviária do Paraná”, afirmou Richa, que esteve no Palácio do Planalto acompanhado dos deputados federais Toninho Wandscheer, Evandro Roman, Sérgio Souza, João Arruda e Alfredo Kaefer.
Segundo Roman, a operação de crédito poderá atender solicitações históricas do Estado, como o caso da PR-364. “Essa união do Governo Federal, com seus deputados e senadores, junto com o governo Beto Richa, está proporcionado mais uma conquista para a qualidade de vida da população e desenvolvimento do Paraná. Foi dado mais um importante passo”, ressalta o deputado federal. 
O valor do financiamento se soma à contrapartida do Estado, de cerca de R$ 600 milhões (US$ 200 milhões), para a execução do Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes do Paraná. No total, o governo vai investir R$ 1,4 bilhão (US$ 435 milhões) para melhorar e ampliar o sistema logístico estadual.
Temer agradeceu o apoio que tem tido de parlamentares paranaenses e reconheceu a boa situação fiscal do Paraná. Ele disse que, do mesmo modo que o governador Beto Richa, tem tomado decisões difíceis e impopulares, mas que considera necessárias ao desenvolvimento do Brasil.
O encontro teve a presença do ministro Antônio Imbassahy, da Secretaria de Governo, e dos secretários Mauro Ricardo Costa (Fazenda) e José Richa Filho (infraestrutura e Logística), além do chefe do escritório do Paraná em Brasília, Luciano Pizzatto.
O secretário da Fazenda afirmou que a expectativa é de aprovação rápida do processo pelo Senado para que a assinatura do contrato com o BID aconteça até o fim de dezembro. “Com a liberação dos recursos, já podemos começar a investir”, completou Richa Filho.
RODOVIAS
Entre os investimentos previstos está a ampliação da capacidade da Rodovia da Uva, entre Curitiba e Colombo, com a construção de três faixas em cada sentido, em um trajeto de 3,8 quilômetros. Passam atualmente pela rodovia mais de 22 mil veículos por dia, sendo quase 4 mil caminhões.
O conjunto de obras inclui ainda a pavimentação da PR-239, entre Pitanga e Mato Rico (região central do Paraná), da PR-912, entre Coronel Domingos Soares e Palmas (Sudoeste), e na PR-364, entre São Mateus do Sul e Irati.
Outros destaques são os contornos de Pato Branco, Marechal Cândido Rondon e Castro. O programa prevê também a contratação de estudos para a criação de pontos de armazenagem de grãos, estacionamentos e áreas de serviços em regiões estratégicas para o transporte de cargas no Paraná.

 

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