RIO AZUL

Serra da Esperança terá sua primeira Via Sacra

14 Março 2018 09:34:46

Este ano o interior do município recebe a Via Sacra, com o tema “Caminhando com Jesus para superar a violência”

Jaqueline Lopes
via sacra rio azul.jpeg

No dia 18 de março acontece na comunidade Faxinal dos Limas a primeira Via Sacra. Com início às 8 horas da manhã, serão percorridos seis quilômetros a pé,partindo da Igreja Imaculado Coração de Maria, na comunidade dos Faxinal dos Limas, e irá até a gruta Nossa Senhora Auxiliadora, na Serra da Esperança.

Segundo um dos organizadores, Gilvano Gulbinski, durante a procissão os fiéis levarão uma cruz, que será colocada ao lado da gruta da Nossa Senhora Auxiliadora. Durante a procissão serão feitas parada em alguns pontos, que já estão marcados, para rezar a Via Sacra. Quem rezará será o Padre Alexandre Nogueira. Está será a primeira procissão realizada na Serra da Esperança.

No dia, quem participar da Via Sacra poderá levar almoço, que poderá compartilhar com os demais fiéis. Assim também, como podem levar um quilo de alimento não perecível que será doado as instituições carentes do município. Segundo Gulbinski as comidas levadas no dia ficarão armazenadas na Capela do Faxinal dos Limas.

Gulbinki explica que a ideia de fazer a primeira Via Sacra no local surgiu juntamente com o secretário de esporte de Rio Azul, Osvaldo Kosciuk Junior. ” A ideia da Via Sacra foi sugerida pelo secretário de esporte que procurou o nosso grupo Oração de Nossa Senhora Auxiliadora, juntamente comigo e com o meu amigo Romario Pelepka”, explica.

O secretário de esporte, Osvaldo Kosciuk Junior, diz que observou um potencial de turismo religioso no local, devido as missas e orações feitas na gruta. “O Gilvano, junto com o grupo de oração, construíram uma gruta dedicada a Santa Nossa Senhora Auxiliadora, no alto do pé das torres de comunicação, e eles já realizaram várias missas lá, rezaram o terço subindo a serra, e a gente viu esse potencial que tem de turismo religioso, e conversamos para fazer a Via Sacra”, disse.

Para o organizador, é uma alegria a realização da Via Sacra no seu local de moradia, refletindo sobre os passos de Cristo em seus momentos finais de vida. “É uma alegria muito grande podem relembrar os últimos momentos do Nosso Senhor Jesus Cristo, aqui em minha comunidade do Faxinal dos Limas. É importante fazer esse exame de consciência, e fortalecer a fé cristã”, comenta.

Os fiéis de outras comunidades também podem participar da Via Sacra, e para quem mora no centro da cidade terá um ônibus saindo em frente a Paróquia Sagrado Coração de Jesus, às 7h30.

A Via Sacra na Serra da esperança tem o apoio dos padres, Dionísio e Alexandre, também da Secretaria Municipal de Esporte, Turismo e Cultura, e também do Grupo de oração Nossa Senhora Auxiliadora.

GRUPO DE ORAÇÃO

O grupo de Oração Nossa Senhora Auxiliadora já realiza momentos de oração desde 2014, na comunidade dos Faxinal dos Limas, como missas e a reza do terço. Nas missas são entregues pedidos de oração, que ficam em uma caixinha. O grupo tem parceria com várias igrejas, assim os padrem realizam as missas na gruta.

“Nós do grupo de oração fazemos nossos momentos de oração todo mês com o terço, e às vezes, o rosário. Também tem as missas com a entrega dos pedidos de oração, que fica na caixinha de pedidos, essa é uma missa que chamamos de missa campal”, explica o organizador do grupo Gulbinski.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Imagens

via sacra rio azul.jpeg
capa site1.jpg

Jornal Folha de Irati Rua da Liberdade, 740 Centro, Irati - Paraná,
fone: (42) 3423-2169 e 3423-1588
https://www.facebook.com/FolhaDeIrati

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Santa Chiara Comunicação