REBOUÇAS

Uma entidade que apresenta a vida de outro ângulo para crianças e adolescentes

05 Dezembro 2017 13:48:48

O CTA existe há 31 anos. Com muito esforço se mantém e faz a diferença no município

Kelly Ramos
11831654_1617234175220127_8157077900316934892_n.jpg
Foto: Arquivo/CTA
Entidade atende 139 menores, muitos deles em situação de vulnerabilidade social

Muito se fala em trabalhar pelas crianças e adolescentes, pensando em futuro melhor. Mas, concretizar esse sonho de muitos não é uma missão fácil. Em Rebouças, uma entidade se mantém há 31 anos e as suas ações resgatam e mostram outra perspectiva de vida a muitos menores.
O Centro de Treinamento de Adolescentes (CTA) é uma entidade público/privada, que possui uma diretoria formada por 24 pessoas da comunidade. Também conta com o apoio da Prefeitura para conseguir manter os seus serviços.
Hoje, o CTA tem 139 alunos matriculados. Eles têm idades entre cinco e 17 anos. As atividades ocorrem no contraturno escolar e todos que participam devem estar frequentando uma instituição de ensino.
Segundo a diretora da entidade, Rosemari Laurindo, os alunos são encaminhados pelos seus pais, alguns pelo Conselho Tutelar ou pela Secretaria Municipal de Promoção Social. “Pelo fato de existir há 31 anos no município é uma referência”, destaca a diretora.
Entre as atividades desenvolvidas há as recreativas e de esporte, como um projeto de handebol, disponibilizado pelo Conselho da Comunidade. Também são realizadas aulas de dança, música e informática, além de oficinas profissionalizantes aos adolescentes, como de costura, de cabeleireiro, panificação e economia doméstica. No CTA ainda é realizado o serviço de fortalecimento de vínculos, que envolve as crianças e suas famílias. Esta iniciativa também ocorre na comunidade de Barra dos Andrades.
RÓTULO
De acordo com o presidente do CTA, Oldair Krol, uma das dificuldades enfrentadas pela entidade é em relação ao preconceito que algumas pessoas possuem, principalmente quando se trata de condição social dos alunos e de menores infratores. “Tentamos mudar esse conceito e aos poucos estamos conseguindo. Nosso principal objetivo é que essas crianças e adolescentes sejam bons cidadãos no futuro. A nossa comunidade precisa valorizar mais essa instituição”, relata.
Rosemari conta que diariamente enfrentam vários problemas, como menores vítimas de abuso sexual e violência de diversas formas. “Muitos chegam aqui agressivos, que são maltratados em casa, sem condições mínimas, como alimentação. Percebemos mudanças neles com o passar do tempo e não de forma imediata”, expõe.
Os alunos do CTA recebem na instituição café da manhã, almoço e lanche durante a tarde.
Outro obstáculo enfrentado é a falta de recurso financeiro e de profissionais. A instituição conta com o apoio da Prefeitura e de outras instituições, além de empresas, e da própria população para conseguir se manter.
ATIVIDADES
Entre as inúmeras ações, o CTA tem promovido anualmente uma mostra de artes intitulada ‘Mostre sua arte’, onde são expostos diversos trabalhos artísticos e artesanais dos alunos. Também haverá um evento de Natal pelo terceiro ano, no qual são colocadas cartinhas com pedidos de presentes no Fórum, onde a comunidade pode pegar e presentear os alunos.

 

Imagens

11831654_1617234175220127_8157077900316934892_n.jpg
capa site1.jpg

Jornal Folha de Irati Rua da Liberdade, 740 Centro, Irati - Paraná,
fone: (42) 3423-2169 e 3423-1588
https://www.facebook.com/FolhaDeIrati

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Santa Chiara Comunicação