Kelly Ramos

Iraty luta contra times adversários e com a falta de estrutura

23 Junho 2017 16:51:42

Mesmo com dificuldades, time se supera e ganha destaque em competição estadual

TIME DE SUPERAÇÃO
Play Freitas.jpg
Foto: Osmair Turko
Técnico Play de Freitas assumiu a gestão do futebol do Iraty

Dívidas, falta de estrutura, jogadores sem salários e a incerteza se haverá dinheiro para as despesas básicas. Este é um breve resumo das dificuldades que o futebol do Iraty Sport Clube vem enfrentando. Mas, tudo fica pequeno diante da garra de um jovem time, composto por muitos atletas locais, além do apoio de algumas pessoas e empresários da cidade, e de um técnico bastante disposto e motivado.

Na quarta-feira (21), quem teve a oportunidade de ir a Ponta Grossa ou ouvir pelas rádios Difusora e Planeta Web acompanharam um jogo emocionante do começo ao fim. Mas, somente quem conhece o que o time enfrenta no seu cotidiano sabe o quanto foi valioso o 3x2 no bem estruturado time do Operário Ferroviário.

O técnico do time profissional do Iraty também é quem comanda o time Sub 19. Além disso, no dia 2 de maio, assumiu a gestão do futebol do clube, que de tão precária a situação, teve a água cortada do estádio por duas semanas. “Conseguimos arrecadar um dinheiro e hoje pagamos uma parte. O restante parcelamos com a Sanepar. É uma dívida deixada pelos ex-gestores”, afirma o técnico Play de Freitas.

A realidade do futebol do Iraty não assusta Freitas. Ele explica que de agora em diante a gestão será diferente. “Conquistamos mais credibilidade e as pessoas tem nos ajudado. Uns trabalham de forma voluntária, mercados nos auxiliam com a comida, além de outros empresários, como o prefeito Jorge Derbli”, relata.

O técnico comenta que a administração do Azulão será feita de forma transparente e ele acredita que se conquistarem o acesso à Primeira Divisão do Paranaense, a realidade vai melhorar.

FORMAÇÃO DA EQUIPE

Na Segunda Divisão do Paranaense, o time profissional do Iraty tem sido destaque. Mas, o trabalho iniciou em 2014. O técnico Play de Freitas conta que naquele ano resolveram formar uma equipe Sub 19, dando oportunidade para meninos de Irati e região.

Em 2016, foi a vez de disputar o Terceira Divisão do Paranaense, e mesmo com todas as dificuldade, a superação esteve presente e o time subiu para a ‘Segundona’. Freitas fala que além dos atletas locais ainda conta com jogadores encaminhados por empresários e emprestados de outros times, como o Londrina e o Foz do Iguaçu.

Os jogadores do Iraty, inclusive do time profissional, não recebem para jogar – a não ser os que são de empresários e outros clubes. Freitas expõe que foi acordado com a diretoria que um salário seria pago a alguns atletas. “Eles só receberam um mês e nunca mais. Não ganham um tostão. Jogam por amor a camisa. Mas, hoje os que são voluntários, amanhã quem sabe serão recompensados”, expõe.

Essa situação foi exposta pelo goleiro Doni no final do jogo contra o Operário. Em um desabafo para a emissora local, ele pediu apoio, inclusive de empresários de fora e afirmou que antes de embarcar para Ponta Grossa havia trabalhado até às 15h.

Freitas fala que para manter o time motivado diante da falta de recursos e estrutura, é preciso um trabalho de aceitação deles em relação às condições. “É difícil. Mas, temos que esquecer os problemas e levar em frente”.

EXPECTATIVA

Domingo (25) o Azulão tem um desafio em casa. No Estádio Coronel Emílio Gomes enfrentará a Portuguesa Londrinense. “Esperamos contar com a nossa torcida e que as pessoas participem mais conosco. A bilheteria é a nossa principal renda hoje e com certeza vai nos ajudar muito a enfrentar essa fase. Da nossa parte, queremos mostrar um bom futebol”, destaca o técnico.

Os ingressos ao preço de R$ 10,00 a meia e R$ 20,00 estão sendo vendidos antecipadamente no Amaral em frente ao estádio Emílio Gomes e na Banca do Zé, na Munhoz da Rocha.

 

 

 

 

 

 

 

capa site1.jpg

Jornal Folha de Irati Rua da Liberdade, 740 Centro, Irati - Paraná,
fone: (42) 3423-2169 e 3423-1588
https://www.facebook.com/FolhaDeIrati

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Folha de Irati