ETNIAS

Como nosso povo se formou?

29 Agosto 2017 14:09:41

Com informações de Escola Kids
folhaescola1.png

Etnia, do grego ethnis, significa povo. Esse termo se refere a um grupo de pessoas que apresenta vários elementos em comum, tais como a cultura, língua, história, valores, semelhanças físicas, entre outros. No entanto, alguns pesquisadores contestam essa classificação, alegando a utilização de elementos superficiais – um idioma, por exemplo, pode ser utilizado por diversos grupos étnicos diferentes.

Mesmo com algumas críticas, essa é a classificação mais aceita. Sendo assim, no planeta há uma grande diversidade étnica, sobretudo no continente africano, que abriga mais de mil grupos distintos, que possuem manifestações culturais próprias, religiões, línguas, etc.

O Brasil também apresenta uma população bem diversificada. Essa característica é consequência do processo de ocupação do território nacional, que, antes da chegada dos colonizadores europeus (homens brancos), já era habitado por tribos indígenas. Outra contribuição importante foi a do negro africano, que chegou ao país para a realização de trabalhos escravos.

folhaescola2.jpgCom o passar do tempo, ocorreu a miscigenação (“mistura” de etnias), resultando no caboclo (filho de índios com europeus);  mulato (filhos de negros com europeus); e cafuzo (mistura entre índios e negros). Outro fator que intensificou a variedade étnica do Brasil foi o intenso fluxo migratório de árabes, japoneses, entre outros.

É importante ressaltar que essa diversidade étnica pode desencadear conflitos, visto que uma cultura pode se julgar superior a outra, tentando impor sua supremacia. Esse fenômeno é muito comum na África, onde ocorrem vários conflitos étnico-separatistas. A Europa também é palco desses conflitos, em especial na Rússia, Espanha e na região da antiga Iugoslávia.

 

capa site1.jpg

Jornal Folha de Irati Rua da Liberdade, 740 Centro, Irati - Paraná,
fone: (42) 3423-2169 e 3423-1588
https://www.facebook.com/FolhaDeIrati

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Santa Chiara Comunicação