IMBITUVA

Escola faz um ‘corredor de informações’ com a Folha de Irati

09 Outubro 2017 08:48:48

Através da iniciativa, o acesso ao jornal foi oportunizado a todas as turmas

Kelly Ramos
22070124_1660046050733284_1077592614_o.jpg
Foto: Escola Municipal Santa Terezinha
No ‘corredor de informações’ foram colocadas sacolinhas com jornais

Com muita criatividade a equipe da Escola Municipal Santa Terezinha, de Imbituva, neste ano montou um ‘corredor de informações’ com o jornal Folha de Irati. A ideia é proporcionar o acesso às notícias não somente aos alunos dos 4º anos que participam do projeto Folha na Escola, mas também a outras turmas, desde o pré I até a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Para a escola, o trabalho com o jornal impressso na educação é fascinante, desafiador e muito fértil em termos de novidades e possibilidades. “Cada vez se aprende uma coisa nova, professores e alunos ficam fascinados com esse recurso na escola que proporciona diversos tipos de informações para desenvolverem trabalhos em sala de aula, mas também, para contrapor uma sociedade preconceituosa e para criticar valores individualistas, ou aos comportamentos marcados pela violência, que tanto se vive e vê no cotidiano”.

O jornal também tem proporcionado a reflexão sobre as possibilidades que a escola possui de trabalhar com o volume de informações que tem a sociedade atual, de forma crítica, reflexiva, significativa e que de fato contribua para a formação do aluno, favorecendo a construção do seu conhecimento. “A cada edição da Folha recebida os alunos agruparam-se para visualizarem as notícias como um todo, observando as situações e realizando leituras, debates, recortes, colagens e confecção de trabalhos”, relata a equipe da Escola Municipal Santa Terezinha.

Além da pesquisa em sala de aula, as professoras dos 4º anos A e B, Grazieli Marcon e Maristel Pontarolo, juntamente com os alunos, construíram o “Corredor de Informações”, no qual estão expostas inúmeras edições e sacolinhas com jornais, para trabalharem na escola e também para empréstimo. “Os  jornais são de diferentes datas, objetivando que todos os alunos da escola levem informações para suas casas e para toda comunidade, com discussões sobre notícias de Imbituva e região”, destaca a equipe escolar. 

VISITA

Através do projeto Folha na Escola, os alunos da Escola Municipal Santa Terezinha visitaram a redação da Folha de Irati, onde foram recepcionados pelos profissionais. Eles conheceram como o jornal impresso é produzido e conversaram com jornalistas. Também puderam conhecer o acervo de 44 anos da Folha e perceber a evolução que teve nessas quatro décadas de circulação.

“Acreditamos que o jornal impresso é muito importante,  tem sua característica distinta, trazendo um resultado positivo na área da educação, pois agrega valores, conhecimento  e uma grande conscientização por parte de todos, o que fará a diferença no mundo de amanhã”, acrecenta a equipe da escola.

Imagens

22070124_1660046050733284_1077592614_o.jpg
capa site1.jpg

Jornal Folha de Irati Rua da Liberdade, 740 Centro, Irati - Paraná,
fone: (42) 3423-2169 e 3423-1588
https://www.facebook.com/FolhaDeIrati

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Folha de Irati