Expocultura reúne arte e literatura em Imbituva

30 Outubro 2017 20:35:04

Evento expôs trabalhos realizados nas escolas e reuniu alunos e comunidade

Bárbara Gardin
Expocultura Público.jpg
Foto: Angelo Colesel
Alunos lotaram o pavilhão durante apresentações do evento

O mundo da literatura possibilita inúmeras formas de aprendizado. Histórias, contos, poesia, e ilustrações, estimulam a imaginação e enriquecem o conhecimento. É neste sentido que a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Imbituva, promove a segunda edição da Expocultura. O evento reúne feira de livros, exposição de trabalhos de escolas e Cmei’s, e apresentações artísticas, no Pavilhão Francisco Barros.

A exposição teve início no dia 24 e segue até esta sexta-feira (27), mas a preparação para o evento foi feita durante meses. Cada escola escolheu uma história para construir atividades e expor sobre o tema. Os alunos realizaram um trabalho artístico durante as aulas, desenvolvendo a criatividade nas peças e produções. Obras de Monteiro Lobato, Ana Maria Machado, Cecília Meireles e Chico Buarque são alguns dos trabalhos expostos nos estandes.

A secretária de Educação, Sonia Wolf de Mattos, comenta sobre a oportunidade que Expocultura possibilita. “É tudo voltado a leitura e literatura. Já é um desenvolvimento que existe ano após ano, tanto que eles acabaram utilizando material de outros projetos e só complementaram nesta ocasião. É mostrar para a comunidade imbituvense um pouco do trabalho que os professores desenvolvem dentro das suas escolas”, destacou.

Os alunos além de executarem as atividades de arte, puderam visitar o espaço e ver o resultado dos trabalhos. “É uma forma deles se sentirem valorizados. Eles mesmo olham e reconhecem o que está sendo mostrado para todo mundo. O resultado é muito grande”, disse a secretária.expo folha 2.jpeg

Além da exposição das atividades, ocorreu também uma feira de livros e apresentações artísticas. Ainda na programação, na quarta-feira (25), houve apresentação do Coro Cidade de Ponta Grossa e do Grupo Folclórico Ucraniano Ivan Kupalo, de Irati. O evento encerra nesta sexta (27), às 20h, com o Concerto da Orquestra Sinfônica de Ponta Grossa.

Folha de Irati na Expocultura

A Escola Emma Horst Volpi, utilizou uma matéria publicada na Folha de Irati para aprofundar informações sobre a escritora Cecilia Meireles, e também a diversidade de suas poesias. Segundo a professora Eliete Ukacheski, “os alunos trabalharam os poemas através de leitura e interpretação, o que motivou eles a produzir seus próprios poemas, que estão expostos em forma de porta retratos, juntamente com as fotos dos alunos caracterizados. Eles também fizeram apresentação com declamações para os demais colegas”, contou. 

Fotos: Bárbara Gardin/Folha de Irati e Divulgação

Imagens

Expocultura Público.jpg
expo folha 2.jpeg
capa site1.jpg

Jornal Folha de Irati Rua da Liberdade, 740 Centro, Irati - Paraná,
fone: (42) 3423-2169 e 3423-1588
https://www.facebook.com/FolhaDeIrati

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Santa Chiara Comunicação