CONHECIMENTO

Jornal em sala de aula: leitura e assunto novo todos os dias

06 Dezembro 2016 15:00:20

Estudantes vivenciaram durante o ano a experiência de ler e produzir notícias

Escola Rural Municipal Mato Branco de Baixo
DSC04643.JPG
Hábito de leitura se tornou frequente durante as aulas

Em tempos de interatividade via telefone celular e internet, fazer com que as crianças se interessem pela leitura do jornal não é tarefa das mais fáceis, mas certamente é fundamental para formar leitores habituais e cidadãos bem informados. 

Oferecendo textos com características distintas, fotografia e recursos gráficos, o jornal é uma fonte respeitada para pesquisa e obtenção de informações sobre o mundo atual. Para uma criança tomar gosto pelo periódico, o primeiro passo é acabar com a ideia de realizar a leitura do mesmo é coisa de "gente grande". 

Dentro da gama variada de assuntos contendo nos exemplares do Jornal Folha de Irati, as professoras Márcia e Marinalda, da Escola Rural Municipal de Mato Branco de Baixo, de Imbituva, juntamente com o professor Levi Alceu, encontraram notícias locais e de entretenimento que atraíram os pequenos.

 "As atividades devem ser um meio e não um fim. Serve para o professor estimular os alunos a escrever, a argumentar, a trabalhar em grupo, entre outras questões", destacam as professoras.

Muitas atividades foram trabalhadas no 4º ano A e B da escola no decorrer do ano. Dentre elas, o jornal falado, onde em duplas, os alunos escolhiam uma notícia do jornal impresso e apresentavam para a turma, como se fosse um noticiário de televisão, trabalhando assim a oralidade. 

Além disso, eles também produziram itens do jornal impresso, como as cruzadinhas, caça-palavras, leitura das principais notícias, discussão e produção de textos em resumo dos trabalhos.

DSC04639.JPGA turma também desenvolveu atividades com a ortografia, gramática, e gráficos matemáticos. Após todas as ações com o jornal, a reciclagem e sustentabilidade também foram trabalhadas de forma indireta: os jornais que já haviam sido lidos foram utilizados como recortes e dobraduras.

Com o ciclo de recebimento do jornal semanalmente, os pais e familiares dos estudantes também tiveram acesso mais fácil às reportagens da região. Após realizar a leitura em casa, eles coletaram comentários da família e dividiram com os colegas em sala de aula.
O trabalho com o jornal na escola possibilitou a apropriação de textos verídicos do cotidiano de todos os alunos, família, escola, e sociedade. Noticiários das mais diversas áreas como política, esporte, economia, moda, clima, segurança, e acontecimentos diversos que abalam ou modificam nossa sociedade.

Utilizar a Folha de Irati como ferramenta de aprendizagem, propiciou aos alunos uma leitura de mundo, onde o estudante se coloca como agente do processo e principalmente como um cidadão crítico e modificador do espaço em que vive.

 

capa site1.jpg

Jornal Folha de Irati Rua da Liberdade, 740 Centro, Irati - Paraná,
fone: (42) 3423-2169 e 3423-1588
https://www.facebook.com/FolhaDeIrati

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Folha de Irati