Bárbara Gardin

Leitura e atividades dinâmicas se tornaram hábito dos alunos de Rio Azul

18 Outubro 2017 10:28:27

Além das escolas da área urbana, classes multisseriadas trabalham a prática de ler e interagir com o jornal na escola

Integrando pela primeira vez o projeto Folha na Escola, a rede municipal de ensino do município de Rio Azul vem desenvolvendo um trabalho dinâmico de leitura, nas escolas da cidade e da zona rural. Já foram expostas algumas atividades aqui na página, e chegou a vez de mostrar o trabalho das classes multisseriadas, que reúnem estudantes de várias faixas etárias em uma turma de cada instituição.

escola joaquim vieira.jpgEscola Rural Municipal Joaquim Vieira
Na localidade de Porto Soares, a atividade é realizada sobre a coordenação da professora Neusa Mikovski. Segundo ela, após realizar a leitura, a turma debate sobre os referidos assuntos que o jornal apresenta. “Percebemos que o direito e respeito a vida de seres humanos, animais e meio ambiente, muitas vezes é postergada. Além disso, realizamos trabalhos de recorte, colagem e confecção de um cartaz, sobre o respeito e o direito para com a vida das pessoas no trânsito”, contou a professora.

Escola Rural Municipal São João Iescola sao joao I.jpg
A escola que fica na comunidade de Cachoeira dos Paulistas, utiliza o jornal como um recurso dinâmico e agrega as matérias às disciplinas vigentes do currículo escolar. A professora Marcia Machovski, conta que a atividade é feita de diferentes maneiras. Além da leitura, os alunos produzem recortes, colagens, pesquisas, e produções de textos, através de matérias lidas. “O jornal publica assuntos que se encaixam no currículo escolar em muitas disciplinas. Os alunos do quarto ano se interessaram na matéria publicada sobre os poetas Paulo Leminski e Carlos Drummond de Andrade. Inspirados produziram poesias”, relatou.

Escola Rural Municipal Santo Antônioescola santo antonio rio azul.jpg
Os alunos da comunidade de Barra da Cachoeira, também realizam atividades com o jornal. Na escola, eles puderam compartilhar com os colegas alguns assuntos, como a interpretação de gêneros textuais, sendo, receitas, charges, poesia, notícias, dentre outros. Além de abordar o tema do projeto neste ano, que é o respeito. “Conversamos sobre o respeito consigo e com os outros, a valorizar o semelhante, tanto dentro, como fora da escola. No mundo de hoje onde os valores e o respeito estão cada vez mais complicados, cabe a escola o papel de ajudar as famílias a conscientizar nossos educandos”, comentou a professora da turma Catarina. Aparecida de Lima.

Neste tema, a atividade ainda foi além, e os alunos confeccionaram livrinhos de vários gêneros textuais, praticando o trabalho de recorte e colagem em grupos. Estimulando a prática do respeito e a cooperação entre os colegas.

As atividades de leitura e trabalhos através deste hábito continuam nas escolas do município. As instituições recebem o jornal semanalmente, onde os estudantes podem aprender e levar a informação para sua casa, compartilhando também com seus familiares.

 

 

Imagens

escola joaquim vieira.jpg
escola santo antonio rio azul.jpg
escola sao joao I.jpg
capa site1.jpg

Jornal Folha de Irati Rua da Liberdade, 740 Centro, Irati - Paraná,
fone: (42) 3423-2169 e 3423-1588
https://www.facebook.com/FolhaDeIrati

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Santa Chiara Comunicação