ALERTA

Peso ideal das mochilas e sentar direito ajudam a evitar problemas de postura

02 Junho 2017 16:20:42

A boa saúde da coluna depende das atitudes posturais praticadas diariamente

Kelly Ramos
Mochila-escolar-criancas280116f1.jpg

Problemas com a postura são comuns em crianças e adolescentes e podem ser percebidos na escola. Algumas medidas podem colaborar para prevenir, como ficar atento ao peso das mochilas e sentar corretamente, lembrando que atividades físicas também são grandes aliadas.

De acordo com a fisioterapeuta Daniele Grenteski, os problemas mais comuns são a escoliose (desvio lateral da coluna); hipercifose (aumento da região dorsal); e hiperlordose (aumento do ângulo lombosacro). "Os desvios posturais podem ser classificados como funcionais, resultado de postura inadequada adquirida no dia a dia, ou estruturais, cuja estrutura óssea ou articular já se encontra desalinhada", explica.
Daniele comenta que um dos principais sintomas de que algo está errado é a dor. Ela informa que também é possível observar algumas alterações, como a diferença na altura dos ombros, assimetria da cintura, saliências ósseas nas costelas ou ossos da coluna; dificuldade ou limitação nos movimentos; dificuldade ou alteração para caminhar. "Se a criança ou adolescente queixar-se de dor frequente nas costas, é recomendado procurar um médico ortopedista para investigar a causa", alerta.

MOCHILAS

Uma das dicas dada pela fisioterapeuta Daniele Grenteski é relacionada às mochilas que os estudantes levam para a escola. Segundo ela, o ideal é que sejam de rodinhas. "Muitos resistem a esse conselho, então, para que não se prejudiquem com dores nas costas, é recomendado que o peso da mochila não ultrapasse 10% do seu peso corporal. As mochilas devem ser carregadas com alças nos dois ombros, nunca só em um deles, para que a carga fique distribuída na região central mediana do corpo. As bolsas do tipo carteiro são aconselhadas a alternar os lados em que conduzem o material", explica.
Como é a forma correta de sentar?
Segundo a fisioterapeuta, a forma correta de sentar é não cruzando as pernas e é preciso manter os pés apoiados no chão. "Sentar sobre os ossinhos do bumbum, manter as costas eretas e posicionar os ombros levemente para trás são outras dicas importante", ressalta Daniele.
A fisioterapeuta fala que a boa saúde da coluna depende das atitudes posturais praticadas diariamente. "Não é tão difícil manter uma postura adequada, basta observar algumas dicas em relação aos cuidados com o desenvolvimento das atividades do dia a dia em casa e na escola. Além destas, também na hora de dormir, tomar cuidado para escolher colchão e travesseiro adequados".
Daniele ressalta que é preciso evitar permanecer sentado por períodos prolongados, e quando estiver sentado, permanecer em postura adequada. "É importante evitar o sedentarismo, trocar vídeo game, tablet e celular por atividades físicas", completa a fisioterapeuta.

 

capa site1.jpg

Jornal Folha de Irati Rua da Liberdade, 740 Centro, Irati - Paraná,
fone: (42) 3423-2169 e 3423-1588
https://www.facebook.com/FolhaDeIrati

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Folha de Irati