Projeto estuda plantas medicinais em Escola Rural de Imbituva

13 Novembro 2017 20:54:24

Leitura contribuiu como fonte aprendizado na iniciativa e também envolveu familiares dos alunos

Bárbara Gardin
imbituva1.jpg
Foto: Divulgação
Atividade foi além da sala de aula e alunos tiveram contato direto com as plantas

A atividade de leitura desenvolvida na Escola Rural Municipal de Barro Preto, em Imbituva, foi baseada na conservação do meio ambiente e estudo de plantas medicinais. As aulas se tornaram interativas e ainda foram além da sala de aula, com o projeto “O Poder da Maçanilha”. As matérias da editoria Rural, entre outras publicadas na Folha de Irati, contribuíram como fonte de pesquisa para os estudantes, além da comunidade em geral.

A iniciativa dá continuidade a um projeto chamado Sementes do Futuro, já desenvolvido na Escola, o qual agregou o poder de tratamento das ervas e plantas. Uma das atividades envolveu os familiares dos alunos, que ajudaram os mesmos a identificar as plantas medicinais em suas casas. A professora responsável pela turma, Celi Teresinha Brongel, comenta sobre o projeto. “ Pesquisamos também sobre o cultivo de ervas medicinais que utilizam em chás, ou que produzem em suas hortas, destacando-se assim a maçanilha como a mais utilizada e cultivada nas famílias dos alunos. Realizamos uma pesquisa científica sobre a mesma visando a construção do conhecimento”, explicou.

Para realizar o projeto, em sala de aula, os alunos manusearam o jornal e realizam atividades como a confecção de cartazes, caça-palavras, cruzadinhas, produções de textos, pesquisas, plantação de ervas medicinais em garrafas pet. Eles ainda realizaram uma visita na propriedade Sandeski, em Lontrão município de Imbituva, onde compartilharam informações e leituras sobre o assunto.

A professora Celi, que desenvolveu o trabalho, comenta sobre a importância da atividade. “O trabalho de conscientização sobre preservação e cultivo de plantas medicinais deve ser estimulado todos os dias priorizando que o uso natural e orgânico das plantas como propriedade preventiva é essencial e não causa danos colaterais as pessoas”, diz a professora

 

imbituva 2.jpg

 

 

Imagens

imbituva1.jpg
imbituva 2.jpg
capa site1.jpg

Jornal Folha de Irati Rua da Liberdade, 740 Centro, Irati - Paraná,
fone: (42) 3423-2169 e 3423-1588
https://www.facebook.com/FolhaDeIrati

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Folha de Irati