GRANDE INCENTIVO

Tarde de autógrafos é realizada para escritores reboucenses

29 Novembro 2017 14:15:29

Na comunidade de Faxinal dos Francos, alunos produziram seus próprios livros de histórias

Kelly Ramos
IMG_7848.JPG
Foto: Bárbara Gardin
Alunos deram autógrafos e fizeram dedicatórias nos seus livros

Após escreverem seus livros de histórias, alunos do 4º e 5º ano da Escola Municipal Imaculado Coração de Maria, da comunidade de Faxinal dos Francos, na área rural de Rebouças, participaram de uma tarde de autógrafos. O evento ocorrido na tarde de sexta-feira (24) contou com a presença de pais e dos padrinhos do projeto, que está no seu segundo ano e tem ajudado a formar leitores e escritores.

A iniciativa iniciou com a professora Rozeli Cardoso. Ela conta que a ideia surgiu através de uma rede social, onde viu que a editora Estante Mágica publica livros de alunos. “Resolvi me inscrever e comecei o trabalho em sala de aula, com produções de textos e desenhos pelos alunos. O material foi encaminhado para a editora, que faz o trabalho final de edição”, explica.

Cada exemplar custou R$ 54, valor que a escola não tinha como arcar. Então, a equipe escolar buscou padrinhos para que pudessem financiar um livro para cada aluno. Além disso, contou com o apoio da empresa Compensados Drabecki, de Rebouças, para fazer do projeto uma realidade. “Fomos atrás de pessoas amigas da escola, que aceitaram prontamente a ideia”, conta Rozeli.

Para desenvolver os livros, a professora sorteava palavras, personagens e lugares durante as aulas. O restante ficava por conta da criatividade dos alunos, que além de produzirem os textos, também foram responsáveis pelas ilustrações, todas coloridas. “Percebi que eles ficaram mais atentos aos livros, que prestam mais atenção aos detalhes, como a biografia, que antes eles não observavam. Como tiveram que fazer a deles próprios, então passaram a olhar as dos outros autores”, fala a professora.

Em 2017, a professora Patricia Iubel também trabalhou com a produção dos livros. Para ela, mesmo com todo o trabalho para realizar o projeto, o resultado é maravilhoso. “Não foi fácil instigar os alunos a escrever, em meio a tantas tecnologias, como celulares e computadores. Mas, com boas leituras, eles buscaram ideias e planejaram, dando um resultado muito positivo”, comemora.

Patrícia fala que o ano foi dedicado à leitura, literatura e escrita. “Hoje, isso é algo muito precário nas escolas e com esses projetos conseguimos instigar os alunos a ler mais, algo tão importante para a vida deles”, ressalta.

A diretora da escola, Maria Aparecida Pianaro, comenta que a produção dos livros abre novas portas aos alunos. “Eles passam a agir de forma diferente. O comportamento muda, é algo impressionante, que transforma a vida deles”, explica.

O evento também contou com a presença da secretária municipal de Educação, Rogéria Ducat e do vice-prefeito, Fabio Marcelo Chiqueto.

Mais fotos em: https://www.facebook.com/projetofolhanaescola/posts/1760558560907621

IMG_7939.JPG

 

Imagens

IMG_7848.JPG
IMG_7939.JPG
IMG_7947.JPG
capa site1.jpg

Jornal Folha de Irati Rua da Liberdade, 740 Centro, Irati - Paraná,
fone: (42) 3423-2169 e 3423-1588
https://www.facebook.com/FolhaDeIrati

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Santa Chiara Comunicação