EM ALERTA

Uso de tecnologia em excesso afeta saúde física e mental

29 Maio 2017 09:14:35

Acesso a objetos eletrônicos deve ser controlado

Bárbara Gardin
folhaescola1.jpg

Apesar dos benefícios que a internet e a tecnologia proporcionam, o uso em excesso destes serviços pode causar uma série de problemas, que não são lembrados ao entrarmos no mundo virtual.

Muitas pessoas, especialmente os jovens, estão cada vez mais ligados com as novas tecnologias entre computadores, tablets, redes sociais, e jogos, chegando a interferir em suas horas de sono. Um dos maiores problemas apresentados pelos usuários, segundo a psicóloga, Vanessa Hecavei.

“Estudos já comprovam o uso da tecnologia na parte noturna provoca a insônia. Isto ocorre por conta da luz azul que é emitida pela tela dos aparelhos eletrônicos. Essa luz é um estimulante, o qual não deixa a pessoa ter sono e interfere diretamente na saúde física”, explica. Além disso, o hábito de dormir mal, interfere também no rendimento intelectual, provocando alterações emocionais e inclusive, o estresse.

OUTROS PROBLEMAS

Além do comprometimento do sono, o mau uso das tecnologias pode afetar o usuário em vários sentidos, como: agressividade, danos cerebrais, fadiga, cansaço, dor de cabeça, ansiedade, e até mesmo o aumento de peso, chegando a obesidade. Outro fator bem comum é o sedentarismo, quando o jovem fica muito tempo parado, e não quer fazer nenhuma outra atividade física.

 “O acesso a essas tecnologias causa uma certa ilusão ao jovem. Porque no mundo virtual, tudo é sem limite, sem regras e de forma rápida. Porém, psicologicamente falando, na vida real não é desta forma. A nossa sociedade tem limites e regras que precisam ser cumpridas”, comenta a psicóloga.

RECOMENDAÇÕES

O tempo indicado para o acesso a essas tecnologias é menos de três horas por dia. Acima de quatro horas já é algo muito preocupante, o qual pode se tornar um vício.

Para evitar que tais problemas ocorram, os pais devem observar o comportamento dos filhos. Algumas características podem ser analisadas, como, o rendimento escolar, o isolamento social, atitudes agressivas, se o jovem deixou de fazer coisas que gostava, entre outros. 

REDES SOCIAIS

Falsas amizades, consumismo e sexualidade. Três palavras que pontuam onde o acesso de forma excessiva pode interferir. Quando o jovem é exposto a este tipo de conteúdo, pode acabar adquirindo informações erradas sobre os assuntos.

O indicado é que os pais evitem que seus filhos tenham perfis ou acesso às redes sociais como Facebook e Instagram. “O acesso fica a critério dos pais. Mas não é indicado porque a criança está ainda descobrindo a sua identidade e pode ser influenciado na formação da sua conduta, valores, entre outros”, enfatiza.

Ainda porque neste mundo virtual muitas vezes mora o perigo. Apesar de ser acessado por pessoas que apenas querem compartilhar suas histórias e preferências, as redes contam com usuários mal-intencionados que agem de forma amigável.

“Há casos onde o adolescente, por não ter um diálogo em casa, acaba contando a sua vida para falsos aconselhadores. É preciso tomar cuidado com pessoas desconhecidas que se passam de amigas. Não se deve repassar informações sobre a vida pessoal e sobre a família”, finaliza.

DICAS

- O maior desafio de limitar a tecnologia é dos pais. Eles têm de saber dizer não.

- É preciso tomar cuidado para que a presença da tecnologia não acabe desequilibrando ou impedindo que a criança tenha outras experiências.

- Neste contexto, o papel dos pais é ajudar as crianças a tornar o uso da tecnologia rico e variado. As escolas também podem contribuir muito

- Cuidados com os jogos: verificar se os jogos e aplicativos são adequados para a idade da criança é fundamental.

- O importante é evitar o isolamento dos celulares e tablets e retornar a força e a importância da família. Momentos juntos com os filhos e de brincadeiras têm um potencial infinitamente mais saudável que em um equipamento eletrônico.

capa site1.jpg

Jornal Folha de Irati Rua da Liberdade, 740 Centro, Irati - Paraná,
fone: (42) 3423-2169 e 3423-1588
https://www.facebook.com/FolhaDeIrati

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Santa Chiara Comunicação