Ações silenciosas valem vidas

21 Julho 2017 14:54:37

Em Irati, há mais de três décadas o grupo Alcoólicos Anônimos atua e com ele, vidas são resgatadas. É difícil uma família que não seja atingida por esse mal, que traz danos não somente para quem está doente, mas também para aqueles que estão próximos, que convivem com as mais diversas situações.
Do ponto de vista médico, o alcoolismo é uma doença crônica, com aspectos comportamentais e socioeconômicos, caracterizada pelo consumo compulsivo de álcool, na qual o usuário se torna progressivamente tolerante à intoxicação produzida pela droga e desenvolve sinais e sintomas de abstinência, quando a mesma é retirada.

Deixar o álcool não é fácil. Mas, é possível, principalmente quando se conta com a ajuda e apoio da família e amigos especiais. Vale lembrar que é fundamental o primeiro passo - admitir que está doente, o que muitas vezes é muito difícil, como contam os relatos da reportagem especial da Folha.
Pouco se ouve falar do Alcoólicos Anônimos, mas a sua abrangência é surpreendente. De forma silenciosa, trabalha com a ajuda de profissionais, como psicólogos e de religiosos, como padres e pastores, além de ex-integrantes, que com seus relatos ajudam os 85 atuais participantes a verem que é possível uma vida diferente e saudável.

Na nossa região écomum casos de alcoolismo. A questão vai além do problema de saúde, mas também é cultural. Desde pequenas, crianças convivem em festas e dentro das próprias casas com pessoas consumindo bebidas alcoólicas, sendo visto como algo comum. Neste sentido, é importante que se pense em trabalhar a prevenção. Afinal, tudo começa com um copo, que muitas vezes acaba não sendo o suficiente.

Ainda é perceptível os danos que a ingestão de bebida alcoólica causa, como no trânsito, onde tragédias são registradas pela mistura que nunca vai combinar: bebida e direção. O problema é abrangente e é preciso ser percebido e não passar em branco. Afinal, pode ocorrer com a família de qualquer pessoa. 


Pouco se ouve falar do Alcoólicos Anônimos, mas a sua abrangência é surpreendente. De forma silenciosa, trabalha com a ajuda de profissionais, como psicólogos e de religiosos, como padres e pastores, além de ex-integrantes

capa site1.jpg

Jornal Folha de Irati Rua da Liberdade, 740 Centro, Irati - Paraná,
fone: (42) 3423-2169 e 3423-1588
https://www.facebook.com/FolhaDeIrati

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Santa Chiara Comunicação